Entre os agentes de degradação de acervos documentais, os ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403915 Arquivologia
Entre os agentes de degradação de acervos documentais, os agentes biológicos, notadamente insetos, fungos e roedores, constituem sérias ameaças que podem gerar danos irreparáveis. Em razão disso, a vigilância e o controle do ambiente devem ser realizados de maneira rigorosa. De acordo com Spinelli Junior (2007), assinale a alternativa que melhor define as características do agente de degradação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos entender melhor o tema da questão e analisar as alternativas.

O enunciado aborda um aspecto fundamental da Conservação e Preservação em Arquivologia: a ação dos agentes biológicos na degradação de acervos documentais. Insetos, fungos e roedores são ameaças que podem causar danos significativos e até irreparáveis aos documentos. Portanto, a vigilância e o controle rigoroso do ambiente são essenciais para preservar a integridade desses acervos.

A seguir, justificamos a alternativa correta e explicamos por que as outras estão incorretas:

Alternativa B: "Os fungos, às vezes chamados de 'mofos' ou 'bolores', atacam todos os tipos de acervos. Os danos causados podem ir desde uma simples coloração até a deterioração da estrutura da obra." (Correta)

Os fungos são, de fato, conhecidos por atacar diversos tipos de materiais, inclusive documentos. Eles podem causar desde manchas superficiais até a completa deterioração estrutural dos itens, sendo uma das principais preocupações em ambientes de arquivos e bibliotecas.

Alternativa A: "Os insetos não causam danos à estrutura do acervo; as traças, por exemplo, impedem que outros agentes ataquem o documento." (Incorreta)

Isso é incorreto porque os insetos, incluindo as traças, são conhecidos por danificar severamente os documentos, perfurando papéis, livros e outros materiais orgânicos, comprometendo a integridade do acervo.

Alternativa C: "A admissão dos roedores nos acervos é devido à presença de poeira e gases ácidos provenientes da queima de combustíveis que favorecem um ambiente úmido e quente." (Incorreta)

Roedores são atraídos por alimentos e locais onde possam fazer ninhos, não especificamente por poeira ou gases ácidos. Embora um ambiente úmido e quente possa ser propício para alguns agentes biológicos, não é a principal razão para a presença de roedores.

Alternativa D: "A poluição ambiental compromete diretamente a integridade dos acervos documentais devido à presença de resíduos de alimentos." (Incorreta)

Embora a poluição ambiental afete os acervos, ela não está necessariamente relacionada aos resíduos de alimentos. A poluição pode causar danos através de partículas suspensas no ar, gases corrosivos, e outros contaminantes.

Alternativa E: "A iluminação, seja ela natural ou superficial, caracteriza-se por um tipo de radiação eletromagnética que, mesmo sem o devido controle, não é capaz de fragilizar os materiais constituintes dos documentos, nos quais o processo de envelhecimento acelerado está ligado ao ataque de insetos xilófagos." (Incorreta)

Iluminação, especialmente a luz solar e luz ultravioleta, pode sim fragilizar e acelerar o envelhecimento dos documentos, causando desbotamento, ressecamento e decomposição dos materiais constituintes, independentemente do ataque de insetos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A obra citada é A Conservação de Acervos Bibliográficos & Documentais. Presente no link http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/manualjame.pdf

 Letra B -Os fungos, às vezes chamados de “mofos” ou “bolores”, atacam todos os tipos de acervos. Os danos causados podem ir desde uma simples coloração até a deterioração da estrutura da obra.

GABARITO - B

CORREÇÕES:

A - Os insetos CAUSAM danos à estrutura do acervo; as traças, por exemplo, CONTRIBUEM que outros agentes ataquem o documento.

B - Os fungos, às vezes chamados de “mofos” ou “bolores”, atacam todos os tipos de acervos. Os danos causados podem ir desde uma simples coloração até a deterioração da estrutura da obra.

C - A admissão dos FUNGOS/BACTÉRIAS/ÁCAROS/INSETOS nos acervos é devido à presença de poeira e gases ácidos provenientes da queima de combustíveis que favorecem um ambiente úmido e quente.

FONTE: https://cepe.usp.br/tips/mais-saude-poeira-domiciliar/

D - A poluição ambiental compromete diretamente a integridade dos acervos documentais devido à presença de gases ácidos provenientes da queima de combustíveis que favorecem um ambiente úmido e quente.

E - A iluminação, seja ela natural ou superficial, caracteriza-se por um tipo de radiação eletromagnética que, NÃO HAVENDO o devido controle, é capaz de fragilizar os materiais constituintes dos documentos, nos quais o processo de envelhecimento acelerado está ligado ao ataque de insetos xilófagos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo