Considerando que instrumentos de pesquisa consistem na descr...
A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação a espécie e gênero.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A utilização do sistema multinível de descrição possibilita a adoção de padronização, onde se pode descrever documentos sem o risco de perder a sua relação com o conjunto como um todo.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO
DESCRIÇÃO: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
Fonte: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico
DESCREVER DOCUMENTOS DE ARQUIVO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA
Descrição arquivística é feita a partir de uma estruturação multinível, isto é, do geral ao particular, inserindo cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo, em uma relação hierárquica.
A adoção do sistema multinível, somada à indicação dos títulos e à definição de cada campo e subcampo da descrição, auxilia bastante na padronização. O sistema multinível permite descrever unidades ou conjuntos documentais sem o risco de perda de sua relação orgânica com o fundo do qual faz parte, desde que sua classificação obedeça ao princípio da proveniência.
FONTE: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf6.pdf
Contribuíndo:
ESPÉCIE DOCUMENTAL
Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação . São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.
VER também TIPO DOCUMENTAL.
GÊNERO DOCUMENTAL
Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.
Fonte:http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico
Entendi nada das explicações.
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
A descrição deve ser elaborada considerando um sistema multinível, que vai do geral para o particular, onde cada item da descrição é inserido na estrutura geral do fundo, refletindo uma relação hierárquica.
A utilização do sistema multinível de descrição possibilita a adoção de padronização, onde se pode descrever documentos sem o risco de perder a sua relação com o conjunto como um todo.
Gabarito do professor: Errado
Se eu entendi bem, os arquivos devem então ser classificados a partir de uma consideração mais geral para uma mais específica:(Ex: Arquivo Especializado: medicina nuclear/ tipologia: Digital/ gênero: iconográfico)...
SERIA ISSO???????
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo