A articulação do joelho é composta pelas articulações entre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2395768 Radiologia
A articulação do joelho é composta pelas articulações entre os ossos do fémur, tíbia e patela, e é uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano. O joelho é classificado como uma articulação sinovial em dobradiça, que permite, principalmente, flexão e extensão com um grau mais limitado de translação e rotação. As estruturas de suporte da articulação do joelho incluem uma cápsula articular, os meniscos lateral e medial, e vários ligamentos que ajudam a garantir a mobilidade e a estabilidade do joelho. No joelho, existe a patela, antigamente conhecida como rótula. É o osso da frente do joelho, responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa. Em algumas situações, esse osso pode se deslocar para fora de seu local normal, a chamada instabilidade patelar ou luxação da patela. Vários são os exames a serem realizados pelo técnico de radiologia para identificar alterações inerentes a essa estrutura.
Fonte: https://www.lecturio.com/pt/concepts/articulacao-do-joelho/. Acesso em 14/11/2023. (Adaptado)

Com base no que foi exposto, avalie as afirmações a seguir

I. A incidência PA de patela é importante na avaliação de fraturas de joelho antes que se flexione o joelho para outras incidências.

II. O RC deve ser perpendicular e direcionado para o meio da patela, com uma distância de DFRI mínima de 100 cm. Incidência PA de patela.

III. Nos critérios radiográficos, a ausência de rotação é evidenciada pela aparência simétrica dos côndilos do fêmur (PA de patela).

IV. No que se refere à colimação e ao RC, a centralização e a angulação estão corretas se a articulação do joelho estiver aberta e a patela estiver no centro do campo de colimação.

É correto o que se afirma em
Alternativas