Considerando que duas pessoas envolvidas em um acidente de t...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: O conciliador busca a solução para o conflito, mas não pode tomar decisões, que cabem às partes, cooperativamente.
Vamos entender melhor o contexto dos métodos extrajudiciais de solução de conflitos. Esses métodos são alternativas ao sistema judicial tradicional e visam resolver disputas de forma mais rápida e menos desgastante. Os dois principais métodos são a mediação e a conciliação.
Mediação é um processo em que um terceiro neutro, o mediador, facilita a comunicação entre as partes, ajudando-as a encontrar uma solução amigável. O mediador não tem poder de decisão, ele apenas auxilia as partes a dialogarem e entenderem melhor suas próprias posições e interesses.
Conciliação, por outro lado, também envolve um terceiro, o conciliador, que pode sugerir soluções e propor acordos, mas, assim como na mediação, a decisão final cabe às partes. O conciliador busca facilitar o entendimento, mas não tem o poder de impor uma decisão.
Agora, vamos analisar as alternativas:
A: A alternativa sugere que o mediador deve apontar vantagens de um acordo, o que não é função do mediador. O papel do mediador é facilitar o diálogo, não influenciar as partes.
B: Aqui, é mencionado que o conciliador deve investigar aspectos intrínsecos, o que foge ao seu papel. O conciliador deve manter o foco na resolução do conflito específico, sem explorar aspectos pessoais ou intrínsecos das partes.
C: Correta. Esta alternativa descreve corretamente que o conciliador busca facilitação do acordo, mas a decisão é sempre das partes envolvidas.
D: Dizer que a mediação é o processo mais adequado não é correto, pois a conciliação é geralmente mais indicada para casos como o descrito, onde há um conflito específico e pontual.
E: Embora a aceitação de diferenças pessoais seja importante, essa não é a prioridade específica na resolução desse tipo de conflito. O foco principal é encontrar uma solução viável para o problema concreto entre as partes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"O conciliador busca a solução para o conflito, mas não pode tomar decisões, que cabem às partes, cooperativamente".
resposta C
A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais, ou complexos. A Mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido, e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades.
A conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.
As duas técnicas são norteadas por princípios como informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.
fonte: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-mediacao
Resposta C
Diferentemente de uma decisão arbitral, ou jurisição estatal, na conciliação o conciliador, embora sugira a solução, não pode impor sua decisão compusoriamente, como é permitido ao árbitro (art 18 a lei 9.307/96) ou ao juiz togado.
O conciliador, tenta que as partes aceitem suas ponerações e alternativas para que o coflito seja assim resolvido, sendo por elas espontaneamente adotadas.
Segundo o Manual da Mediação (CNJ),
- " ... a mediação e a conciliação são métodos não vinculantes e se caracterizam pela redução ou delegação do direcionamento e do controle do procedimento a um terceiro, mas pela manutenção do controle sobre o resultado pelas partes." (p. 21)
Vejamos a correção das demais assertivas:
- a) o papel é do conciliador;
- b) os aspectos subjetivos são considerados pelo mediador;
- d) a conciliação é mais indicada em casos de conflitos objetivos, onde há uma controvérsia pontual entre as partes. Sua utilização é indicada quando o conflito advém de uma situação circunstancial e não há necessidade de preservação do relacionamento entre as partes;
- e) a prioridade de qualquer conciliação é auxiliar as partes conflitantes a chegarem a um acordo;
Gabarito: C
CESPE colocou a discussão apenas para desviar o foco do comando central da questão! o fato é a diferença entre os objetivos da mediação e conciliação!
BORAAAAA!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo