Em razão de uma crise de saúde pública de âmbito nacional, o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096447 Direito Constitucional
Em razão de uma crise de saúde pública de âmbito nacional, o Presidente da República recebeu sugestão de um assessor no sentido de que a melhor opção seria a decretação do estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto na Constituição da República de 1988.
De acordo com o referido assessor, essa medida:
1. é decretada pelo Presidente da República, com posterior apreciação do Congresso Nacional;
2. durante a vigência dessa medida, todos os entes federativos devem adotar regime extraordinário fiscal; e
3. durante a integralidade do exercício financeiro em que vigore essa medida, podem ser realizadas operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital.
Considerando os balizamentos oferecidos pela Constituição da República de 1988, é correto afirmar, em relação às assertivas do assessor, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção correta.

- item 1: inconstitucional. Este "estado de calamidade pública de âmbito nacional" é decretado pelo Congresso Nacional, nos termos do art. 49, XVIII da CF/88. Cabe ao Presidente da República fazer a proposta, como indica o art. 84, XXVIII da CF/88.

- item 2: inconstitucional. Apenas a União deve adotar o regime extraordinário fiscal, de acordo com o art. 167-B da CF/88. A CF/88 não trouxe previsão semelhante para os Estados. 

- item 3: constitucional. De fato, de acordo com o art. 167-E da CF/88, fica dispensada "a observância do inciso III do caput do art. 167 desta Constituição". Este dispositivo trata exatamente da proibição de "realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta".

Apenas o item 3 é compatível com a Constituição e a resposta é a LETRA E. 

Gabarito: a resposta é a LETRA E. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab E

  1. errado. apreciação prévia do CN
  2. errado. apenas a união (art 167 B da EC 109/2021)
  3. certo. a máxima de se "gastar" o que for necessário para resolver a crise.

Resposta: Letra E

Item 1. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

(...) XVIII - decretar o estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.       ;

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

(...) XXVIII - propor ao Congresso Nacional a decretação do estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.      

Item 2. Art. 167-B. Durante a vigência de estado de calamidade pública de âmbito nacional, decretado pelo Congresso Nacional por iniciativa privativa do Presidente da República, a União deve adotar regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para atender às necessidades dele decorrentes, somente naquilo em que a urgência for incompatível com o regime regular, nos termos definidos nos arts. 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.      

Item 3.     Art. 167-E. Fica dispensada, durante a integralidade do exercício financeiro em que vigore a calamidade pública de âmbito nacional, a observância do inciso III do caput do art. 167 desta Constituição.       

Art. 167. São vedados:

(...) III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;  

Emenda Constitucional 109 de 2021(chamada PEC Emergencial)

• DECRETAÇÃO DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA DE ÂMBITO NACIONAL – EC 109/2021 (PEC EMERGENCIAL)

COMPETÊNCIA:

Presidente: Iniciativa para propor ao CN

CN: decreta

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

(...) XVIII - decretar o estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.     

 

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

(...) XXVIII - propor ao Congresso Nacional a decretação do estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.     

 

Regime Extraordinário Fiscal: UNIÃO adota para atender às necessidades, quando a urgência for incompatível com o regime regular

Art. 167-B. Durante a vigência de estado de calamidade pública de âmbito nacional, decretado pelo Congresso Nacional por iniciativa privativa do Presidente da República, a União deve adotar regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para atender às necessidades dele decorrentes, somente naquilo em que a urgência for incompatível com o regime regular, nos termos definidos nos arts. 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.    

 

 → Operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital: Não precisa observar o disposto no art. 167 durante a calamidade pública

Art. 167-E. Fica dispensada, durante a integralidade do exercício financeiro em que vigore a calamidade pública de âmbito nacional, a observância do inciso III do caput do art. 167 desta Constituição.       

Art. 167. São vedados:

(...) III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;  

Uma vez um professor de cursinho servidor do TCU falou que tudo que envolve matéria de ordem nacional é competencia do cogresso.

tem me ajudado! essas questões de competencia são um terror.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo