A escolha do sistema de distribuição de refeições é definida...
A escolha do sistema de distribuição de refeições é definida a partir da análise de vários critérios intrínsecos à Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e deve ser pautada na funcionalidade e na garantia do oferecimento de uma alimentação saudável e agradável,sensorialmente. É importante conhecer o padrão de atendimento, tipo de clientela, os diferentes sistemas de distribuição disponíveis e a média de refeições que podem ser servidas por minuto. Sobre os sistemas/modalidades de distribuição existentes, segundo Sant’ana (2012), analise as afirmativas a seguir.
I. O tipo “esteira rolante” tem como vantagem a agilidade no atendimento, 17 a 20 pessoas atendidas, por minuto, podendo ser uma indicação para as UANs de grande e extraporte que tenham horário reduzido para distribuição e trabalhem com cardápios simples, com opções únicas, para as diversas preparações. Contudo, apresenta diversas desvantagens e tem sido cada vez mais contraindicado.
II. O sistema de distribuição do tipo “autosserviço” (self-service) em linha com atendimento unilateral é servido, em média, de 4 a 6 refeições, por minuto. Se for atendimento bilateral, este número aumenta para 7 a 9 refeições, por minuto.
III. Quando o padrão do cardápio é do tipo mais diversificado, apresentando variadas opções, aconselha-se a utilização do sistema de autoatendimento em “ilhas”. Este sistema atende de 7 a 9 refeições, por minuto.
Está correto o que se afirma em