Em uma gincana jurídica, os grupos participantes deveriam se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096454 Direito Constitucional
Em uma gincana jurídica, os grupos participantes deveriam se posicionar a respeito das características essenciais, à luz da ordem constitucional brasileira, da “emenda constitucional” e da “revisão constitucional”. O grupo Alfa argumentou que ambas deveriam ser aprovadas em sessões bicamerais, de modo que cada Casa Legislativa deveria analisá-las isoladamente. O grupo Beta sustentou que o quórum de aprovação da emenda e da revisão era diferenciado. O grupo Gama, por sua vez, defendeu que somente a emenda conta com limites materiais expressos, o que não se verificava em relação à revisão.
Ao fim da gincana, os jurados concluíram corretamente, em relação às afirmações dos grupos participantes, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca da Emenda e Revisão Constitucional e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: “Em uma gincana jurídica, os grupos participantes deveriam se posicionar a respeito das características essenciais, à luz da ordem constitucional brasileira, da 'emenda constitucional' e da 'revisão constitucional'. O grupo Alfa argumentou que ambas deveriam ser aprovadas em sessões bicamerais, de modo que cada Casa Legislativa deveria analisá-las isoladamente. O grupo Beta sustentou que o quórum de aprovação da emenda e da revisão era diferenciado. O grupo Gama, por sua vez, defendeu que somente a emenda conta com limites materiais expressos, o que não se verificava em relação à revisão. Ao fim da gincana, os jurados concluíram corretamente, em relação às afirmações dos grupos participantes, que"


A) todas estavam certas. 

Errado. O Grupo Alfa estava errado: A proposta de Emenda Constitucional é votada em 2 turnos, em cada Casa do Congresso Nacional, nos termos do art. 60, § 2º, CF: Art. 60. § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Por outro lado, a Revisão Constitucional ocorre em sessão unicameral, nos termos do art. 3º, ADCT: Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.


B) apenas a do grupo Alfa estava certa.

Errado. Apenas o grupo Alfa estava errado.


C) apenas as dos grupos Alfa e Beta estavam certas.

Errado. O grupo Alfa estava errado, vide item “A".


D) apenas as dos grupos Alfa e Gama estavam certas.

Errado. O grupo Alfa estava errado, vide item “A".


E) apenas as dos grupos Beta e Gama estavam certas.

Correto e, portanto, gabarito da questão.

O grupo Beta estava certo, pois o quórum de aprovação da emeda e da revisão é diferente. Para a Emenda Constitucional é necessário aprovação em cada Casa do Congresso Nacional, em 2 turnos, por 3/5 dos votos dos respectivos membros, nos termos do art. 60, § 2º, CF, vide item “A"; já a Revisão, ocorre em sessão unicameral, com aprovação por maioria absoluta, conforme art. 3º, ADCT, vide item “A".

Por outro lado, o grupo Gama também estava certo, porque as Emendas Constitucionais possuem limitações expressas, também conhecidas como cláusulas pétreas, nos termos do art. 60, § 4º, CF: Art. 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. Já para as Revisões não há tais limitações previstas de forma expressa.

Gabarito: E 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E.

ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.

Artigo 60 - CF/88

§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

III - a separação dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais.

Consta expressamente da ementa da ADI 981 a seguinte passagem: “Está a ‘revisão’ prevista no art. 3º do ADCT de 1988 sujeita aos limites estabelecidos no parágrafo 4º e seus incisos, do art. 60, da Constituição” (STF. Plenário. ADI 981/PR, rel. Min. Néri da Silveira, j. 17.12.1993).

 

Chega-se por exclusão ao gabarito (letra A), pois a afirmação do grupo Alfa está cabalmente equivocada (os quoruns de aprovação da emenda e da revisão são distintos). No entanto, a afirmação do grupo Alfa também está errada. Segundo Marcelo Novelino:

Em se tratando de manifestação de um “poder” derivado, os limites foram estabelecidos pelo poder constituinte originário. Muito se questionou a respeito da amplitude desses limites. Teorias surgiram apontando uma ilimitação total; outras apontando a condicionalidade da produção da revisão desde que o plebiscito previsto no art. 2.º do ADCT modificasse a forma ou sistema de governo. A teoria que prevaleceu foi a que fixou como limite material o mesmo determinado ao poder constituinte derivado reformador, qual seja, o limite material fixado nas “cláusulas pétreas”. 

Sessão Conjunta ≠ Sessão Unicameral

Sessão conjunta: as Casas deliberam de forma simultânea, mas separadamente, com contagem dentro de cada casa.

Sessão Unicameral: na contagem de votos estão todos juntos, funcionando como se fossem uma Casa só. Foi o caso de Processo Simplificado de Revisão, 5 anos após a promulgação em 1988.

Sabendo desta distinção, a questão já estaria resolvida por eliminação - todas as demais alternativas dão como certa a afirmação do grupo Alfa, logo erradas.

Quórum da revisão: maioria absoluta dos membros do Congresso

Quórum de votação para Emenda à Constituição: três quinto em 2 turnos em cada Casa.

Aprendi que as limitações ao poder de reforma se estendiam ao poder Revisor! Alguém pode dar uma luz!?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo