Recentemente, o governo venezuelano anunciou um plano econôm...
Recentemente, o governo venezuelano anunciou um plano econômico visando combater a hiperinflação que assola o país.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29/internacional/1535573705_601136.html> Acesso em 01/09/2018
Sobre esse plano e a situação atual daquele país, julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I - O “corralito” caracteriza-se pela limitação na circulação das novas cédulas que não flui na mesma velocidade da hiperinflação. As entidades bancárias privadas e públicas limitam o acesso ao dinheiro em espécie, e, depois de horas de fila, os cidadãos venezuelanos só conseguem retirar dos caixas uma quantidade limitada de notas da nova moeda.
II - A nova moeda, bolívares fuertes, substituiu a antiga, os bolívares soberanos, porém muitos economistas afirmam que em um ambiente hiperinflacionário a moeda nova terá vida curta.
III - Com esse plano econômico do governo de Nicolás Maduro foram retirados cinco zeros da moeda.
IV - Na fronteira entre a Venezuela e o Brasil, o êxodo de venezuelanos é intenso. A tensão tem aumentado, com episódios inflamados por políticos que exploram o tema em campanha eleitoral e por conta de boatos contra os venezuelanos espalhados nas redes sociais. Recentemente, brasileiros atacaram acampamentos de venezuelanos em Pacaraima, a cidade a 215 km de Macapá que é a principal porta de entrada de venezuelanos no país.
V - A ideia de fechar as fronteiras já foi levantada por vários políticos do Amapá, que alimentam a retórica xenófoba em meio à campanha eleitoral. A possibilidade de fechar a fronteira é considerada remota, porque viola o direito internacional e já foi negada pelo Supremo Tribunal Federal e pela AGU (Advocacia-Geral da União).