A abordagem de redução de danos para as pessoas que fazem u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243962 Serviço Social
A abordagem de redução de danos para as pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, implica um conjunto de intervenções de saúde pública. Podem ser identificadas como estratégias de redução de danos, especialmente para os usuários que não têm contato com o sistema de saúde, por meio de trabalho de:

I. distribuição de insumos (seringas, agulhas, cachimbos) para prevenir a infecção dos vírus HIV e Hepatites B e C entre usuários de drogas.

II. elaboração e distribuição de materiais educativos para usuários de álcool e outras drogas, informando sobre formas mais seguras do uso de álcool e outras drogas e sobre as consequências negativas do uso de substâncias psicoativas.

III. programas de prevenção de acidentes e violência associados ao consumo e a ampliação do número de unidades de tratamento para o uso nocivo de álcool e outras drogas.

Está correto o que consta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - I, II e III.

Tema Central: A questão aborda a redução de danos como estratégia de saúde pública para pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Este tema é relevante pois lida com políticas públicas que visam minimizar os impactos negativos do uso de substâncias, promovendo saúde e bem-estar sem exigir a abstinência total como única solução.

Resumo Teórico: A redução de danos é uma abordagem voltada para a minimização das consequências negativas associadas ao uso de drogas, sem necessariamente eliminar o uso. Engloba ações que permitem que usuários de substâncias psicoativas tenham acesso a condições mais seguras de uso e informações que possam reduzir riscos à saúde. Segundo o Ministério da Saúde, essas estratégias são fundamentais para alcançar populações que evitam contato com o sistema de saúde tradicional. (Fonte: Ministério da Saúde - Diretrizes de Redução de Danos)

Justificativa da Alternativa Correta:

  • I. Distribuição de insumos: Esta prática é fundamental para a prevenção de infecções como HIV e hepatites entre usuários, garantindo que materiais estéreis sejam utilizados, o que é uma estratégia central da redução de danos.
  • II. Materiais educativos: Informar os usuários sobre formas seguras de consumo e as consequências do uso de drogas é essencial para que tomem decisões mais informadas sobre sua saúde.
  • III. Prevenção de acidentes e violência: Programas que tratam dos efeitos sociais e do comportamento em relação ao uso de substâncias também são parte das estratégias de redução de danos, além de expandir o acesso a tratamentos.

Todas as estratégias mencionadas nas afirmações I, II e III são partes integradas de uma abordagem abrangente de redução de danos, portanto, todas estão corretas.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - I, apenas: Não considera outras estratégias importantes como materiais educativos e prevenção de acidentes.
  • B - II, apenas: Ignora a importância da distribuição de insumos e da ampliação de unidades de tratamento.
  • C - III, apenas: Não contempla as estratégias essenciais de distribuição de insumos e educação.
  • D - I e II, apenas: Falha ao incluir os programas de prevenção e ampliação das unidades de tratamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PORTARIA Nº 1.059/GM DE 4 DE JULHO DE 2005.

 

Destina incentivo financeiro para o fomento de ações de redução de danos em Centros de Atenção Psicossocial para o Álcool e outras Drogas - CAPSad - e dá outras providências.

 

Art. 1º  Destinar ao Distrito Federal, aos estados, e aos municípios, incentivo financeiro, para o fomento de ações de redução de danos nos Centros de Atenção Psicossocial para o Álcool e outras Drogas - CAPSad cadastrados e em funcionamento, observadas as diretrizes da Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002.

Art. 2º  Definir que, no âmbito desta Portaria, entende-se ações de redução de danos como intervenções de saúde pública que visam prevenir as conseqüências negativas do uso de álcool e outras drogas, tais como:

I - ampliação do acesso aos serviços de saúde, especialmente dos usuários que não têm contato com o sistema de saúde, por meio de trabalho de campo;

II - distribuição de insumos (seringas, agulhas, cachimbos) para prevenir a infecção dos vírus HIV e Hepatites B e C entre usuários de drogas;

III - elaboração e distribuição de materiais educativos para usuários de álcool e outras drogas informando sobre formas mais seguras do uso de álcool e outras drogas e sobre as  conseqüências negativas do uso de substâncias psicoativas;

IV - ampliação do número de unidades de tratamento para o uso nocivo de álcool e outras drogas;

V - outras medidas de apoio e orientação, com o objetivo de modificar hábitos de consumo e reforçar o auto-controle.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo