O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114211 Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) indica que são características da educação escolar indígena ser diferenciada, ser específica, ter caráter comunitário, ser intercultural, ser bilíngue/multilíngue. A escola com essas características 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - define os espaços e momentos utilizados para a educação escolarizada.

A questão que estamos analisando aborda o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), que estabelece diretrizes para uma educação que respeita e valoriza a cultura e a língua dos povos indígenas.

O RCNEI defende uma educação escolar indígena que seja diferenciada, específica, com caráter comunitário, intercultural e bilíngue/multilíngue. Isso implica que a educação deve atender às necessidades e particularidades dessas comunidades, valorizando seus saberes, línguas e práticas culturais.

Para resolver essa questão, é preciso compreender que a educação indígena visa promover a manutenção e o desenvolvimento das culturas indígenas, e não simplesmente replicar o modelo de educação das escolas não indígenas. Dessa maneira, o RCNEI propõe que a escola indígena adapte-se às condições e contextos sociais das comunidades, definindo os espaços (físicos e culturais) e momentos (temporais e rituais) que serão utilizados para a educação escolarizada, sem impor um padrão único e descontextualizado.

Esta perspectiva se alinha com a alternativa B, que está correta porque reflete a proposta de uma educação que se molda às realidades culturais, sociais e linguísticas das comunidades indígenas, o que inclui a definição dos espaços e tempos educativos conforme as necessidades e tradições desses povos.

As outras alternativas não são corretas porque:

  • A - Ignora a necessidade de diferenciação e especificidade da educação escolar indígena.
  • C - Contradiz o princípio de igualdade entre culturas, fundamental na educação intercultural.
  • D - Vai contra a valorização do multilinguismo como aspecto positivo na educação escolar indígena.
  • E - Não considera a importância da língua materna indígena, priorizando indevidamente o português.

Compreender esses aspectos é essencial para a formação de educadores que possam atuar de maneira respeitosa e efetiva dentro das escolas indígenas, garantindo uma educação que fortaleça as identidades culturais indígenas e proporcione um diálogo entre diferentes saberes.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo