É correto afirmar que a doença cuja notificação compulsória ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, estudante! Vamos esclarecer a questão sobre notificação compulsória imediata em até 24 horas. A alternativa correta é a alternativa B - rubéola.
A questão aborda um tema muito relevante em Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica. O conhecimento sobre doenças que exigem notificação compulsória imediata é essencial para a prática profissional em enfermagem pública, pois a comunicação rápida dessas doenças permite uma resposta ágil das autoridades de saúde para controlar possíveis surtos e proteger a população.
Justificativa da alternativa correta:
Rubéola: A rubéola é uma doença que, devido ao seu potencial de causar surtos e suas graves consequências, especialmente para gestantes (como a síndrome da rubéola congênita), requer notificação imediata em até 24 horas. Isso permite ações rápidas para contenção e prevenção.
Análise das alternativas incorretas:
Hepatite: Embora a hepatite seja uma doença de notificação compulsória, ela não se enquadra na categoria de notificação imediata em até 24 horas. A notificação pode ser realizada em um prazo maior, dependendo do tipo de hepatite.
HIV/AIDS: A notificação do HIV/AIDS também é compulsória, mas não requer a urgência de 24 horas. A notificação pode ser feita em um prazo mais estendido, uma vez que a transmissão não ocorre de forma tão rápida e direta quanto a rubéola.
Leishmaniose: A leishmaniose, apesar de ser uma doença de notificação compulsória, não exige a notificação imediata em até 24 horas. O controle da doença pode ser conduzir dentro de um prazo mais alongado para notificação.
Entender as especificidades e os prazos de notificação das doenças é vital para assegurar a saúde pública e evitar a disseminação de doenças infecciosas com alto potencial de transmissão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Hepatite, HIV/ AIDS, Leishmaniose tegumentar ou visceral: semanal
Rubéola: Imediata
(Portaria Nº 264, de 17 de fevereiro de 2020)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo