As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Prof...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A, que afirma que os projetos pedagógicos de cursos de formação de professores indígenas devem relacionar territorialidade e escola, contribuindo para a continuidade dos povos em seus territórios e para a viabilização dos seus projetos de bem-viver. Essa resposta está alinhada com as premissas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas, que valorizam a construção coletiva e participativa dos projetos pedagógicos, assegurando o respeito à diversidade cultural, territorial e linguística dos povos indígenas.
Para resolver essa questão, é essencial compreender que a educação indígena busca fortalecer as práticas educativas que são próprias de cada povo, mantendo sua identidade cultural, línguas e saberes tradicionais. O enfoque em territorialidade destaca a importância de conectar o processo educativo com o espaço físico e cultural onde os povos indígenas estão inseridos, promovendo assim uma educação que contribua para a afirmação de seus direitos e para a sustentabilidade de seus modos de vida.
Essa perspectiva está correta porque reconhece a escola como um espaço de afirmação cultural e política, onde se deve garantir que a educação seja relevante para os projetos de vida dos povos indígenas, tal como eles mesmos definem. Portanto, o projeto pedagógico que leva em consideração a territorialidade e o bem-viver, visa a uma prática educativa que seja ao mesmo tempo contextualizada e transformadora.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esta questao é especifica de uma resolução (RESOLUÇÃO Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Supe) e não da LDB
relacionar territorialidade e escola, contribuindo para a continuidade dos povos em seus territórios e para a viabilização dos seus projetos de bem-viver.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo