Leia o texto a seguir. Em 2015, o Projeto de Lei 5.944/2013...
Em 2015, o Projeto de Lei 5.944/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, que, embasado na Constituição Federal, alterava a redação de dois artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), foi vetado. Esse projeto de Lei visava garantir que as escolas indígenas não fossem avaliadas pelos mesmos critérios das escolas dos não índios e permitir que as línguas indígenas pudessem ser usadas não só na alfabetização e no ensino fundamental, mas também no ensino médio, profissional e superior. O veto foi justificado com argumentos inconstitucionais de que a referida Lei seria contrária ao interesse público e que criaria obrigação demasiadamente ampla e de difícil implementação por conta da grande variedade de línguas indígenas no Brasil.
(BANIWA, Gersem. Educação e povos indígenas no limiar do século XXI: debates interculturais. In: Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019. p. 59-76)
Com base no texto, a alteração proposta no Projeto de Lei se justifica porque reconhece
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C, que diz: "a importância das línguas indígenas e a necessidade de critérios avaliativos próprios nas escolas."
Para entendermos o porquê desta alternativa ser a correta, precisamos refletir sobre a importância da consideração das especificidades culturais, sociais e linguísticas dos povos indígenas no contexto educacional. A proposta do projeto de lei mencionado no texto busca assegurar um respeito à diversidade étnica e linguística, que é um princípio constitucional garantido pela Constituição Federal de 1988 e reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996).
O reconhecimento da importância das línguas indígenas e a adaptação dos critérios avaliativos para o contexto das escolas indígenas está diretamente ligado à promoção de uma educação intercultural, que valoriza o conhecimento e a cultura desses povos, e oferece um ensino mais significativo e relevante. Além disso, o uso da língua materna no processo educativo é fundamental para a preservação e fortalecimento das línguas indígenas, que fazem parte do patrimônio cultural do Brasil.
É também importante destacar que a medida proposta pelo projeto de lei não sugeria apenas o uso das línguas indígenas na educação básica, mas também sua expansão para o ensino médio, profissional e superior, evidenciando a necessidade de uma política educacional que acompanhe o aluno indígena em todas as etapas de sua formação.
Portanto, a alternativa C está correta porque sublinha o reconhecimento da importância cultural e educacional das línguas indígenas, bem como a necessidade de desenvolver sistemas de avaliação que sejam coerentes com a realidade destas comunidades, permitindo a valorização de suas identidades, saberes e práticas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo