A Política Nacional de Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1029563 Medicina
A Política Nacional de Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) norteia e legitima as necessidades e especificidades de uma população, e sua formulação seguiu as diretrizes de governo expressas no Programa Brasil sem Homofobia. Essa atenção diferenciada a uma determinada população específica visa ao atendimento de um dos princípios do SUS, qual seja,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a Política Nacional de Saúde LGBT e seu alinhamento com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema central é a atenção específica que deve ser dada a determinadas populações para garantir que seus direitos à saúde sejam cumpridos de maneira justa e adequada.

A alternativa correta é a B - equidade. Isso porque a equidade refere-se ao princípio do SUS que busca oferecer tratamento diferenciado para populações que têm necessidades específicas, garantindo que todos tenham acesso às mesmas condições de saúde, considerando suas particularidades.

Agora, vamos entender por que as demais alternativas estão incorretas:

A - universalidade: Este princípio do SUS trata do acesso à saúde para toda a população, sem distinção. Embora importante, não aborda a questão das necessidades específicas, mas sim o acesso geral aos serviços de saúde.

C - descentralização: Refere-se à organização do SUS em níveis de governo (federal, estadual, municipal), mas não está relacionado com o atendimento das necessidades específicas da população LGBT.

D - participação da comunidade: Este princípio enfatiza a importância da participação social e controle social na gestão do SUS, mas não se refere diretamente ao atendimento diferenciado para populações específicas.

E - integralidade: Embora a integralidade implique em oferecer atendimento completo e contínuo, o termo não aborda diretamente o tratamento diferenciado conforme as necessidades de grupos específicos.

Compreender esses conceitos é essencial para interpretar questões sobre políticas de saúde específicas. Lembre-se de que a equidade está sempre relacionada à justiça e ao ajuste das ações de saúde conforme as necessidades diferenciadas dos grupos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

→ A Política Nacional de Saúde LGBT é um divisor de águas para as políticas públicas de saúde no Brasil e um marco histórico de reconhecimento das demandas desta população em condição de vulnerabilidade. É também um documento norteador e legitimador das suas necessidades e especificidades, em conformidade aos postulados de equidade previstos na Constituição Federal e na Carta dos Usuários do Sistema Único de Saúde. 

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

especificidade de alguem = equidade

Equidade: todos com acesso as mesmas oportunidades

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo