Na visão moderna, o delinquente deve ser compreendido

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968460 Criminologia
Na visão moderna, o delinquente deve ser compreendido
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

DELINQUENTE

-Escola Clássica representa a fase pré-científica da criminologia, utiliza os métodos do Direito Penal. O grande expoente é Beccaria, com a obra “Dos Delitos e das Penas”. Entende que criminoso é o pecador que optou pelo mal. Defendia o livre-arbítrio, a vontade racional do homem de seguir ou não a lei, quando decide seguir o caminho do crime quebra o contrato social. A pena só existe para reparar o mal causado pelo criminoso, por isso é por tempo determinado.

-Escola Positiva representa a fase científica da criminologia, inaugurada com a obra “O Homem Delinquente”, de Lombroso. Segundo Lombroso, delinquente é um animal selvagem, um ser atávico, com pré-disposição para o crime. Para Ferri e Garofalo, delinquente é o indivíduo prisioneiro de sua própria patologia (biológico) ou de processos causais alheios (social). A pena, para os positivistas, deve ser a medida de segurança, possui caráter curativo, podendo ser imposta por prazo indeterminado.

-Escola Correcionalista não teve grande influência no Brasil, mas pode ser observada no tratamento do adolescente que pratica um ato infracional. Afirma que o criminoso é um ser débil, inferior. Por isso, o Estado deve orientá-lo e protegelo. Marxismo Segundo Marx, o criminoso ou culpável é a própria sociedade, em razão da existência de certas estruturas econômicas.

-Conceito atual o delinquente é o indivíduo que está sujeito às leis, podendo ou não as seguir por razões multifatoriais(fatores biológicos, psicológicos e sociais), e nem sempre assimiladas por outras pessoas (inimputabilidade).

Fonte: cadernos sistematizados.

GABARITO: LETRA E.

Segundo o professor Sérgio Salomão Shecaira (Molina fala um pouco disso também), o conceito atual de delinquente seria aquele em que o indivíduo está sujeito às leis podendo ou não segui-las por razões multifatoriais. Nessa linha, o delinquente é examinado como unidade biopsicossocial, e não de uma perspectiva biopsicopatológica – os elementos biológicos, psicológicos e sociais ajudam a entender a conduta, mas não são determinantes de forma absoluta (fim da relação causa-efeito do paradigma etiológico).

Isso é criminologia.

Caveiraaaaaaa

A) Entendimento da Escola Positiva;

B) Entendimento da Escola Clássica;

C) Entendimento da Escola Correcionalista;

D) Entendimento do Marxismo.

Entre para o nosso grupo de estudos no telegram: t.me/dicasdaritmo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo