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Q2114229 Pedagogia
Leia o texto a seguir.
Entendemos que um currículo não se resume a uma grade de disciplinas, mas na busca de conhecimentos relevantes para nossa sobrevivência enquanto povos. Pensar o currículo nas escolas indígenas é pensar a vida. Por exemplo, a temática da terra e preservação da biodiversidade está profundamente relacionada à vida, à saúde, à existência dos povos indígenas. Sem a terra, o ser “índio” é nada. A discussão na escola sobre esses assuntos é importante para que cada aluno indígena conheça os seus direitos assegurados em lei. Neste sentido, o contexto fornece as temáticas a serem estudadas nas escolas, tornando-as espaços rituais de formação para a vida.
(MANDULÃO, Fausto da Silva. A educação na visão do professor indígena. In: GRUPIONI, L.D.B. (Org.) Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC/SECAD/Unesco, 2006. p. 221)
De acordo com o texto, o currículo da escola indígena 
Alternativas

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Alternativa correta: E - relaciona-se com as temáticas relevantes para a existência do povo.

A questão em questão aborda uma perspectiva particular sobre o currículo em escolas indígenas, destacando a importância de contextualizar a educação de forma que ela seja significativa e relevante para a vida dos alunos indígenas. O texto cita a terra e a preservação da biodiversidade como centrais para a existência dos povos indígenas, e, portanto, como temas essenciais a serem incluídos no currículo das escolas que atendem essas comunidades.

Com base no texto, é possível inferir que o currículo ideal para escolas indígenas não deve ser desvinculado da realidade desses povos, nem deve ser uma mera reprodução das grades curriculares definidas nacionalmente, que podem não considerar as particularidades e necessidades dos alunos indígenas.

A justificativa para a correta é que ela efetivamente capta a essência da abordagem curricular mencionada no texto, que enfatiza a importância de um currículo que esteja em sintonia com as questões pertinentes à vida e à sustentabilidade dos povos indígenas. As alternativas incorretas, por sua vez, não refletem a ênfase no currículo contextualizado e na educação como preparação para a vida dentro das comunidades indígenas, conforme descrito pelo autor.

É essencial para resolver essa questão a compreensão de que currículos devem ser pensados de maneira a refletir e atender às necessidades culturais, sociais e ambientais das comunidades às quais se destinam, no caso, as comunidades indígenas. Isso reforça o princípio de que a educação deve ser relevante e significativa para os alunos, um princípio fundamental dentro da legislação educacional, que reconhece e valoriza a diversidade cultural e a pluralidade do país.

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