Acerca do Código de Processo Ético-Profissional previsto na ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q879888 Medicina
Acerca do Código de Processo Ético-Profissional previsto na Resolução CFM n° 2.145/2016, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E

Para entender melhor a questão, é importante conhecer a Resolução CFM n° 2.145/2016, que estabelece o Código de Processo Ético-Profissional. Esse código regulamenta como as infrações éticas na medicina são tratadas e julgadas. Vamos analisar as alternativas para entender por que a opção E é a correta.

Alternativa A: Em regra, o julgamento das infrações ético-profissionais não está vinculado ao julgamento da questão criminal referente aos mesmos fatos. O processo ético-profissional é autônomo e independente do processo criminal. Portanto, essa alternativa está incorreta.

Alternativa B: A citação por edital é admitida nos processos ético-profissionais, especialmente quando o denunciado não é encontrado em seu endereço conhecido. Assim, essa alternativa está errada.

Alternativa C: O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não pode ser admitido em casos que envolvam lesão corporal e assédio sexual, pois são considerados de natureza grave. Logo, essa alternativa é incorreta.

Alternativa D: O processo ético-profissional não pode ser extinto por desistência da parte denunciante, pois o interesse maior é da sociedade em relação à conduta ética do profissional. Essa alternativa está errada.

Alternativa E: A competência para apreciar e julgar infrações éticas é realmente do Conselho Regional de Medicina em que o médico estava inscrito na época da ocorrência do fato punível. Isso se deve ao princípio de que o fato gerador deve ser tratado pelo conselho do local onde ocorreu a situação em questão. Portanto, essa é a alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Específico ao cargo.

d - é arquivado em casos que nao ocorra lesao corporal grave / morte / assedio sexual

e - o crm onde fato ocorreu abre a sindicancia / crm onde o medico pertence aprecia e julga

Gabarito: E.

Resolução CFM n° 2.145/2016:

Art. 2º A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

Parágrafo único. A competência para instaurar sindicância, analisar seu relatório e, se for o caso, instaurar o PEP e sua instrução é do CRM onde o fato punível ocorreu, ainda que o médico não possua inscrição na respectiva circunscrição; ou, tendo sido inscrito, já tenha sido transferido para a circunscrição de outro CRM.

A) Art. 7º O processo e julgamento das infrações às disposições previstas no Código de Ética Médica (CEM) são independentes, não estando em regra, vinculado ao processo e julgamento da questão criminal ou cível sobre os mesmos fatos

B) Art. 41. A citação inicial, na forma do art. 39, poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o denunciado e será realizada:

I - por aplicativos de mensagens ou por correspondência eletrônica;

II - pelos Correios ou outra empresa equivalente, com comprovação de recebimento.

III - por servidor do CRM, quando possível, com comprovação de recebimento ou certidão de recusa,

IV - por Carta Precatória;

V - por edital, quando frustradas as hipóteses anteriores.

C) Art. 23 § 2º O TAC será admitido nos casos em que não envolvam lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1º a 3º do Código Penal), violação à dignidade sexual ou óbito do paciente relacionados à conduta médica objeto da apuração.

D) Art. 37. O PEP não poderá ser extinto por desistência da parte denunciante. Nesta hipótese, ele seguirá de ofício.

E) Correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo