Leia o depoimento do professor Karai Jekupé Valorizar nos...
Valorizar nossa língua e nossa cultura é nossa forma de resistir. As ameaças são muitas. E isso é algo difícil de mudar de uma hora para outra, porque não tem como voltar atrás. O que se pensa é adaptar as coisas, fazer de maneira que a modernidade não prejudique, embora seja uma luta muito grande. Mas não podemos cruzar os braços – temos que pensar nas melhores soluções, sempre com conversas e orientações dos xeramõi [anciãos].
(“Onhombo e guarani na metrópole”. Depoimento de Karai Jekupé. In: Línguas Ameríndias − ontem, hoje e amanhã. Organização do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2020. p. 42-44)
A escola que contribui com a forma de resistência relatada pelo professor Karai Jekupé é baseada em uma educação escolar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - fortalece o bilinguismo, a interculturalidade e os saberes ancestrais.
O depoimento do professor Karai Jekupé destaca a importância de valorizar a língua e a cultura como uma forma de resistência das comunidades indígenas. O contexto da questão se volta para a educação escolar indígena, que tem como um dos seus desafios incorporar e respeitar os conhecimentos e práticas tradicionais dos povos indígenas sem perder de vista as demandas e transformações do mundo contemporâneo.
Para chegar à alternativa correta, é necessário entender o conceito de educação escolar indígena diferenciada, que é uma modalidade de ensino que busca respeitar as particularidades dos povos indígenas, incluindo a sua língua, cultura e processos próprios de ensino-aprendizagem. A legislação brasileira, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegura o direito dos povos indígenas a uma educação diferenciada, com programas de ensino que sejam bilingues e interculturais.
Assim, a alternativa C está correta porque reflete precisamente esses princípios de bilinguismo, que valoriza a língua materna e a língua portuguesa; de interculturalidade, que promove o diálogo entre culturas; e de respeito aos saberes ancestrais, entendendo que o conhecimento dos anciãos é fundamental para a preservação e continuidade das práticas culturais indígenas. Esse modelo de educação escolar não só preserva a identidade e a cultura indígena como também prepara os estudantes para interagir com a sociedade mais ampla sem perder suas raízes.
Compreender a resposta correta envolve também a eliminação das demais alternativas, que sugerem a substituição dos conhecimentos tradicionais (A), uma integração que pode levar à assimilação e perda cultural (B e E), ou um foco exclusivo em habilidades técnicas e profissionais sem considerar a cultura indígena (D).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo