Acerca do processo administrativo federal, Lei n.º 9.784/199...
Acerca do processo administrativo federal, Lei n.º 9.784/1999, julgue o item subsequente.
Quando a lei exigir motivação para o ato administrativo, esta deverá ser explícita, clara e congruente, não podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de pareceres, informações, decisões ou propostas anteriores. Acerca do processo administrativo federal, Lei n.º 9.784/1999, julgue o item subsequente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Antes de tudo, gostaria de dizer que substituí a Letra E e a letra O por (3 e 0), respectivamente, porque o qconcursos estava bloqueando meu comentário alegando que estava impróprio
A motivação por meio da qual se faz remissão ou referência às alegações de uma das partes, a precedente ou a decisão anterior nos autos do mesmo processo é chamada pela doutrina e jurisprudência de motivação ou fundamentação p3r relati0nem ou aliunde. Também é denominada de motivação referenciada, por referência ou por remissão.
STJ. Corte Especial. EREsp 1021851-SP, Rel. Min. Laurita Vaz, julgados em 28/6/2012.
Súmula 674 STJ – A autoridade administrativa pode se utilizar de fundamentação p3r relati0nem nos processos disciplinares.
(2023 - CEBRASPE - JUIZ TJDFT) - A jurisprudência veda a chamada fundamentação p3r relati0nem, ainda que a decisão faça referência concreta às peças que pretende encampar, transcrevendo as partes delas que julgar interessantes para legitimar o raciocínio lógico que embasa a conclusão a que se quer chegar. (Errado)
(Juiz de Direito TJ-CE 2018 CESPE) Nas decisões judiciais no âmbito penal, a fundamentação exclusivamente na modalidade p3r relati0nem não é admitida, porque enseja nulidade processual (Errado)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo