O banco de dados H2 é uma solução de persistência de dados ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Vamos analisar o tema central da questão. A questão trata do H2, que é um tipo específico de banco de dados. Para resolver a questão, é necessário conhecer as características dos bancos de dados relacionais e dos bancos de dados NoSQL, especialmente os do tipo chave-valor.
O banco de dados H2 é, na verdade, um banco de dados relacional. Ele é escrito em Java e é conhecido por ser leve e poder ser executado em memória, mas não é um banco de dados do tipo NoSQL chave-valor. Esta é a razão pela qual a afirmação no enunciado está errada.
Agora, vejamos porque a alternativa C - certo está incorreta. Um banco de dados NoSQL do tipo chave-valor armazena dados como um par de chave e valor, similar a um dicionário ou mapa em programação. Exemplos de bancos de dados NoSQL do tipo chave-valor incluem Redis e Amazon DynamoDB. Como o H2 não se encaixa nesta categoria, a alternativa correta não pode ser C.
Dicas para resolver questões como esta:
- Conheça as características básicas dos principais tipos de bancos de dados: relacional (SQL) e NoSQL (chave-valor, documento, coluna-família, grafo).
- Preste atenção às palavras-chave no enunciado que indicam o tipo de tecnologia ou arquitetura questionada.
- Reveja exemplos conhecidos de cada tipo de banco de dados para entender melhor suas diferenças.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
h2 é um banco de dados RELACIONAL escrito em Java.
H2 é um banco de dados relacional: O H2 é um banco de dados SQL, ou seja, ele organiza os dados em tabelas, linhas e colunas, seguindo um modelo relacional. Essa estrutura permite estabelecer relacionamentos entre diferentes dados, como em um banco de dados tradicional.
NoSQL e chave-valor: Bancos de dados NoSQL, como MongoDB, Cassandra e Redis, são projetados para lidar com grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados de forma escalável e flexível. Eles oferecem diferentes modelos de dados, incluindo chave-valor, documento, coluna e grafo. O modelo chave-valor armazena dados como pares de chave e valor, sendo ideal para aplicações que exigem alta performance em operações de leitura e escrita.
Fonte: Gemini
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo