Acerca da teoria de probabilidades, julgue o próximo item.Se...
Se X é uma variável aleatória discreta e F(X) representa sua função de probabilidade acumulada, então a função de probabilidade pode ser obtida a partir da derivada de F(X).
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ao contrário:
Para encontrar a FDA (Acumulada) eu derivo a FDP. Para voltar, preciso calcular cada valor:
F(x<0), F(0<=x<a)...Assim vai.
Caso for contínua eu derivo para ir e integro para voltar.
Na verdade, a função de probabilidade p(x) de uma variável aleatória discreta X não é obtida diretamente pela derivada da função de distribuição acumulada F(x).
A função de distribuição acumulada F(x) de uma variável aleatória discreta X é definida como:
F(x)=P(X≤x)=∑p(xi)
onde p(xi) é a função de probabilidade de X em xi.
A função de probabilidade p(x) é uma função que associa a cada valor possível de X sua probabilidade de ocorrência. Ela é definida diretamente em termos dos valores de probabilidade para cada possível valor de X. Não é derivada da função de distribuição acumulada, mas sim definida independentemente.
A relação entre a função de distribuição acumulada F(x) e a função de probabilidade p(x) em variáveis aleatórias discretas é que a função de distribuição acumulada é a soma acumulada das probabilidades para todos os valores menores ou iguais a x. A função de probabilidade fornece diretamente as probabilidades individuais para cada valor de X.
Se a variável for continua para obter a Acumulada (Função distribuição), deve-se integrar a função densidade de probabilidade. Se tiver "em mãos" a acumulada, para obter a densidade de probabilidade, deve-se derivar aquela.
gabarito: errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo