Entre os pontos polêmicos a serem negociados no processo de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo |
Q295315 Atualidades
Imagem 009.jpg

Entre os pontos polêmicos a serem negociados no processo de paz, está uma das principais causas políticas da guerrilha.

Trata-se da questão
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O processo de paz entre as FARC e o governo colombiano, que foram três anos de negociações até sua assinatura em 2016, incluiu vários pontos polêmicos, mas ao lado da disputa pela terra e da reestruturação agrária, que foi resultado de um entendimento global que viu atenção extensiva após a assinatura do acordo, foi também uma questão importante da justiça transitória. O final da guerra civil colombiana foi acompanhado por uma resposta de vingança por parte das autoridades colombianas contra um grupo paramilitar que operava em uníssono com o Estado. Esta operação violou os direitos humanos com impunidade, incluindo o tratamento dos desaparecidos, os assassinatos, incluindo o genocídio de minorias indígenas, e as coações forçadas. Esta questão levantou a discussão porque as FARC foram acusadas de crimes de estado e marcadas como um grupo terrorista até o final de 2017, quando o governo colombiano decidiu remover as FARC do papel de terroristas com a apresentação da segunda fase do processo de paz. Os críticos dessa anuência relacionam isso com considerações geopolíticas e a necessidade das FARC.

As alternativas incorretas são:

A) Errada. O restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba não foi um tópico principal nas negociações de paz entre as FARC e o governo colombiano.

B) Errada. Embora a questão dos recursos naturais seja um tema relevante, a nacionalização do petróleo não foi o ponto central das discussões de paz com as FARC.

C) Errada. As questões sobre o livre comércio com os EUA não foram o foco das negociações de paz entre as FARC e o governo colombiano.

E) Errado. A adesão da Colômbia ao Mercosul não é uma das causas de guerrilha e não estava no centro das negociações de paz.

Resposta: D

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo de Bogotá retomaram em Oslo negociações para pôr fim ao conflito mais antigo da América Latina, que em quase 50 anos deixou cerca de 60 mil mortos. As conversas de paz estão suspensas desde 2002, quando fracassou a iniciativa do ex-presidente Andrés Pastrana de criar uma zona desmilitarizada que serviria para um possível acordo.






Os cinco itens da pauta incluem assuntos delicados, como o narcotráfico, os direitos das vítimas do conflitoa propriedade fundiária, a participação política das Farc e o fim da guerra civil. Apesar das negociações, militares e rebeldes mantêm seus ataques, e os guerrilheiros recentemente atingiram instalações de energia e mineração. Santos rejeitou uma oferta de cessar-fogo durante o processo de paz.


http://topicos.estadao.com.br/farc

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo