Sobre tombamento de bens, assinale a opção INCORRETA:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978618 Administração de Recursos Materiais
Sobre tombamento de bens, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos abordar o tema central da questão, que é o tombamento de bens na administração patrimonial. O tombamento é um processo importante que visa o controle de bens patrimoniais, assegurando seu uso correto, conservação e integridade dentro de uma organização pública. Para resolver a questão, é essencial ter conhecimento sobre os procedimentos e normas que regulam o tombamento, bem como a identificação e a responsabilidade pela guarda desses bens.

Alternativa Correta: D

A alternativa D é a opção INCORRETA, pois afirma que bens com valor mínimo para a administração não dispensam tombamento. Na prática, os bens de pequeno valor ou que não tenham relevância significativa para a administração podem, sim, ser dispensados do tombamento, conforme as normas internas e regulamentações pertinentes. Isso contraria a afirmação da alternativa, tornando-a errada.

Análise das alternativas incorretas:

A - A afirmação está correta. Os bens controlados realmente exigem um controle rigoroso quanto ao seu uso e a responsabilidade pela guarda e conservação. O tombamento é um meio de garantir esse controle.

B - Está correta também. Se um bem perde ou tem sua plaqueta de tombamento deteriorada, é obrigatório comunicar ao setor responsável para reposição. Essa prática mantém a identificação e controle dos bens patrimoniais.

C - Correta. O uso de carimbo para o número de tombamento em livros é uma prática comum, facilitando a identificação e controle dos bens documentais.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e o conceito de tombamento de bens na administração pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. D

 

Bem Móvel Semi-Permanente (não plaquetável) material que pela sua característica e valor, dispensa numeração de Tombamento, porém está sujeito a controle simplificado (Nota de Fornecimento). Ex.: cortinas, divisórias, persianas, livros, etc.

Gab. D

Tombamento: É a atividade que deve ser executada no momento em que o bem permanente dá a entrada física na organização e engloba desde o lançamento dos bens no Sistema Patrimonial até a assinatura e arquivamento dos Termos de Responsabilidade.

Em relação ao tombamento, os bens móveis podem ser classificados como: controlados e relacionados.

Os bens controlados são aqueles que estão sujeitos ao tombamento, ou seja, que demanda um controle mais rigoroso do uso e da responsabilidade pela sua guarda e conservação.

Já os bens relacionados são os bens que dispensam o tombamento por causa do seu valor Ìnfimo, sendo controlados apenas de modo simplificado.

Bens controlados ---> são aqueles que estão sujeitos ao tombamento, ou seja, que demanda um controle mais rigoroso do uso e da responsabilidade pela sua guarda e conservação.

Bens relacionados --> são os bens que dispensam o tombamento por causa do seu valor ínfimo (menor, mínimo, inferior...) sendo controlados apenas de modo simplificado.

•        Desse modo, se um material for adquirido como permanente e ficar comprovado que possui custo de controle superior ao seu benefício, deve ser controlado de forma simplificada, por meio de relaçã o-carga, (...), não havendo necessidade de controle por meio de número patrimonial. No entanto, esses bens deverão estar registrados contabilmente no patrimônio da entidade.”

Não há necessidade de controle por número patrimonial (deve ter registro contábil) quando não houver custo-benefício para tanto. Custo de controle alto. Controle antieconômico. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo