Analise a frase abaixo para responder à questão 5. “Mesmo co...
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 7.
A inciativa privada tem muito a ganhar ao fazer investimentos e estabelecer metas para melhorar seu desempenho ambiental. Para tanto, é preciso que haja certas mudanças nas práticas atuais. A primeira mudança necessária rumo às boas práticas ambientais deve começar com as lideranças das corporações e na forma como elas pensam, segundo a professora Priscila Borin Claro. Em sua opinião, hoje existem companhias que estão mais avançadas nesse debate, com transparência e metas traçadas para os próximos anos. Ao mesmo tempo, há aquelas que “falam mais do que fazem” e as que estão perdidas nesse assunto – caso das pequenas e médias.
“Se trabalharmos sustentabilidade como estratégia, conseguiremos reduzir custos, diversificar negócios, melhorar a reputação e ter acesso a um capital mais barato”, afirma a professora. Mesmo com inciativas que ainda não se adequaram muito bem ao novo cenário, o mundo corporativo está mais avançado que o governo, afirma a professora. Ela diz que, sem o apoio do Estado, o acesso a tecnologias que possam ajudar a tornar a indústria mais verde será reduzido.
A especialista ainda ressalta que segmentos da indústria como o agronegócio, alvo frequente de reclamações e denúncias sobre desmatamento e poluição, são imprescindíveis para a garantia de um futuro mais sustentável para o país. Exemplos como a agricultura regenerativa, técnica para conservação e reabilitação de sistemas agrícolas, e o pagamento de serviços ambientais têm sido adotados fortemente pelo setor.
O investimento em sustentabilidade também traz impacto social. “Os mais pobres são os que mais sofrem com os efeitos das mudanças climáticas”, afirma Priscila Borin Claro. Por isso, segundo ela, essas populações serão beneficiadas com a mudança de postura dos empresários.
(Folha de São Paulo. 28.11.2021. Adaptado).
Analise a frase abaixo para responder à questão 5.
“Mesmo com inciativas que ainda não se adequaram muito ‘bem’ ao novo cenário, o mundo corporativo está mais avançado que o governo”.
É correto afirmar que o termo destacado desempenha a função de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que aborda a função morfológica da palavra bem na frase fornecida. O conhecimento necessário aqui se concentra na identificação de advérbios e suas funções.
A alternativa correta é a D - modo. Vamos entender por quê:
Análise da Alternativa Correta:
Na frase “Mesmo com iniciativas que ainda não se adequaram muito bem ao novo cenário...”, a palavra bem qualifica a maneira como as iniciativas se adequaram. Nesse contexto, o termo atua como um advérbio de modo, indicando a forma ou maneira de adequação.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - afirmação: Advérbios de afirmação indicam certeza ou convicção, como "sim" ou "certamente". No caso da palavra bem, ela não expressa afirmação, mas sim a maneira de adequação.
B - lugar: Advérbios de lugar indicam onde uma ação ocorre, como "aqui" ou "ali". Bem não está indicando um local, mas sim o modo de adequação das iniciativas.
C - exclusão: Advérbios de exclusão indicam algo que está sendo excluído, como "apenas" ou "somente". A palavra bem não tem esse papel na frase.
Portanto, a resposta correta é a letra D, pois bem desempenha a função de advérbio de modo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo