Considerando esse caso clínico hipotético, as contribuições ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922648 Psicologia
       Ângela, de 6 anos de idade, mora com os pais e o irmão mais velho. Apresenta desenvolvimento cognitivo adequado para a faixa etária e não há queixas escolares a seu respeito. Entretanto, de acordo com a genitora, a criança tem muito medo de trovão: “Toda vez que ameaça chover, tudo vira de cabeça pra baixo. Ela grita, chora, se esconde debaixo da mesa, debaixo da cama... É uma confusão. Agarra minha mão ou de quem estiver em casa e não desgruda mais. Chega a machucar. A gente percebe que o coração dela acelera. Só acalma quando a chuva passa” (sic). Em face das dificuldades encontradas para lidar com essa situação, os responsáveis de Ângela procuram atendimento especializado.

Considerando esse caso clínico hipotético, as contribuições da psicopatologia, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e os níveis de atenção à saúde, julgue os itens a seguir. 


O medo da criança, nesse quadro clínico, tende a flutuar e os sintomas, a progredir para ataques de pânico.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O erro consiste em afirmas que o medo tende a flutuar. Segundo o DSM V, até pode ver uma flutuação/variação do medo e uma progressão para ataques de pânico nestes casos, mas é uma possibilidade não uma tendência.

Errado:

O medo da criança, nesse quadro clínico, tende a flutuar ...

O grau do medo experimentado pode variar com a proximidade do objeto ou situação temida e pode ocorrer com a antecipação da presença ou na presença real do objeto ou situação.

e os sintomas, a progredir para ataques de pânico.

O medo ou ansiedade pode assumir a forma de um ataque de pânico com sintomas completos ou limitados (i.e., ataque de pânico esperado). 

(DSM V, p. 198)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo