São exemplos de custos diretos, relacionados com acidentes d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - assistência médica, salários e indenizações.
Esta questão testa o conhecimento sobre os custos envolvidos em acidentes de trabalho, separando-os em custos diretos e indiretos. Compreender essa diferenciação é crucial para quem estuda Segurança e Saúde no Trabalho.
Custos diretos são aqueles que estão diretamente associados ao acidente e podem ser quantificados mais facilmente. Eles incluem despesas como assistência médica ao trabalhador acidentado, pagamento de salários durante o período de afastamento e indenizações legalmente devidas. Todas essas despesas são consequências diretas do acidente e, portanto, são consideradas custos diretos.
Vamos analisar as outras opções e entender por que não são corretas:
B - perda de tempo do trabalhador parado e perda do tempo de investigação: Embora essas sejam consequências de um acidente, elas se encaixam mais em custos indiretos, pois envolvem a perda de produtividade e tempos não diretamente contabilizáveis.
C - reparos em máquinas e perdas de produção e competitividade: Os reparos em máquinas podem ser consideráveis, mas são mais relacionados a custos indiretos, especialmente as perdas de produção e competitividade, que são efeitos colaterais do acidente, não despesas diretas.
D - custos de processos e imagem da empresa: Estes são claros exemplos de custos indiretos. Processos jurídicos e danos à imagem afetam a empresa de formas menos visíveis e mais a longo prazo, não sendo diretamente ligados ao acidente em si.
Entender a distinção entre custos diretos e indiretos ajuda a estruturar melhor as estratégias de prevenção e gestão de riscos nas empresas, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a)
assistência médica, salários e indenizações
Custos diretos são todas as despesas ligadas diretamente ao atendimento do acidentado, que não de responsabilidade do INSS, despesas médicas, odontológicas, hospitalares, farmacêuticas – incluída cirurgia reparadora, despesas de reabilitação médica e ocupacional, transporte do acidentado durante o tratamento quando o estado crítico exigir e seguro de acidente
Custo Direto = Custo Segurado
2.23.1 custo segurado: Total das despesas cobertas pelo seguro de acidente do trabalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo