Conforme determina o Anexo II da Portaria ANP 44 de 22-12-2...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o relatório detalhado do incidente conforme o Anexo II da Portaria ANP 44 de 22-12-2009. A alternativa D é a correta.
A alternativa D destaca a descrição dos fatores causais, que são quaisquer eventos ou fatores externos que permitiram a ocorrência ou o agravamento do incidente e suas consequências. Isso é crucial para a análise e prevenção de futuros incidentes, pois identificar essas causas ajuda a adotar medidas corretivas eficazes.
Vamos agora entender por que as demais alternativas estão incorretas:
A - A sugestão de um termo de confidencialidade para proteger o nome e endereço do concessionário ou empresa autorizada não é uma exigência para o relatório detalhado do incidente. O objetivo do relatório é relatar claramente os acontecimentos, e não ocultar informações.
B - O encaminhamento dos fatos para a direção da empresa para sanções administrativas não faz parte do conteúdo formal do relatório. Este foco é sobre a descrição e análise dos eventos, não sobre as ações disciplinares internas, que são responsabilidades da organização.
C - A criação de um Comitê de Crise não faz parte do relatório detalhado. Enquanto um comitê pode ser uma ação subsequente ao relatório, a elaboração do comitê não é parte da descrição do incidente.
E - Conduzir entrevistas para identificar responsáveis não é um elemento que deve estar no relatório detalhado de um incidente segundo a Portaria ANP. O foco deve ser a identificação de causas e não necessariamente a busca de culpados.
Portanto, a alternativa D é a única que está alinhada com os requisitos para o relatório detalhado do incidente, conforme estipulado pela portaria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme a Resolução ANP nº 44 de 22/12/2009, na descrição do incidente deverá conter:
- identificação dos componentes da Comissão de Investigação de incidentes, incluindo seus cargos e empresa;
- metodologia utilizada para a investigação;
- cronologia e descrição técnica do incidente;
- descrição dos fatores causais (qualquer evento e/ou fator externo que permitiu a ocorrência ou o agravamento do incidente e/ou de suas consequências);
- descrição da causa-raiz (evento determinante para a ocorrência);
- descrição das medidas mitigadoras tomadas e resultados esperados no curto prazo, inclusive a quantidade de substância recuperada;
- descrição de fatos relevantes (deficiências não relacionadas com o incidente, mas que foram identificadas durante a investigação);
- descrição das recomendações para evitar a recorrência do incidente; e
- cronograma de implementação das recomendações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo