Uma professora do Ensino Fundamental decidiu fazer uma roda ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044851 Pedagogia
A questão deve ser respondida a partir do Texto.

    A educação no Brasil precisa ser vista como um problema social, a fim de que as suas deficiências educacionais sejam enfrentadas através de técnicas sociais adequadas. Sem isso, a sociedade sofre as consequências negativas de um ensino insatisfatório, sem ter para combatê-lo o necessário comportamento coletivo organizado. “Não existe um mínimo de consenso, sequer, no reconhecimento das necessidades educacionais prementes e na escolha das soluções que elas parecem impor de forma inevitável.”

    Esse é o teor de um artigo do sociólogo e professor da USP Florestan Fernandes (1920-1995) publicado em 1960 na revista Comentário, do Rio de Janeiro. Intitulado A Educação como Problema Social, o artigo é um exemplo da atualidade do pensamento de Florestan sobre um dos temas a que ele mais se dedicou – a educação.

    No artigo escrito há seis décadas, Florestan expõe problemas ainda presentes na educação brasileira. Um deles se refere ao “alheamento” a que os professores foram relegados no País. “O mestre-escola (professor de instrução primária) e o professor constituem a verdadeira mola-mestra de qualquer sistema de ensino. Por maiores que sejam os progressos alcançados nas esferas da teoria da educação e da reforma educacional, tudo não passará de letra morta se os resultados não se evidenciarem no campo do trabalho do mestre-escola e do professor”, defende o sociólogo. Apesar de sua importância fundamental, continua Florestan, os professores foram convertidos numa espécie de “formiga-operária”, da qual se espera apenas uma produção estereotipada, obtida por vias rotineiras. “Enquanto perdurar essa situação, será impossível imprimir novos rumos à educação brasileira. Haverá sempre um abismo intransponível entre os objetivos educacionais, definidos pela teoria pedagógica posta em prática através das reformas do ensino, e os processos pedagógicos reais.” 
Uma professora do Ensino Fundamental decidiu fazer uma roda de leitura com seus alunos e selecionou um texto de ficção científica para a atividade.
Sobre esse tipo de trabalho, assinale a opção que mostra uma afirmação adequada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Acredito que essa questão esteja com um erro no enunciado e ao invés de selecionar a alternativa correta deveríamos selecionar a incorreta.

Sabemos que a roda de leitura é uma prática pedagógica que foge aos padrões de aula expositiva perpetuada durante séculos.

O texto vai contra a "produção estereotipada, obtida por vias rotineiras" da educação, por isso podemos considerar que a roda de leitura é uma prática que permite o debate entre os alunos e professor, estimulando uma participação ativa de todos no ambiente educacional.

Analisando as alternativas, todas estão coerentes com uma proposta de ensino mais enriquecedora, com a exceção da D que defende a limitação à leitura do texto, que é uma forma mais engessada de ensinar. As discussões não seriam prejudiciais, muito pelo contrário, são essenciais para um processo de aprendizagem mais adequado às teorias pedagógicas, como defende o texto.

Gabarito: D








Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Que questao ridícula...

Questão mal formulada, era para assinalar a resposta errada, né?

Bizarra

Questão confusa

Confusa e a assertiva correta foi a primeira q eliminei. Onde já se viu não estimular o debate em uma roda de leitura. Querem criar um bando de frouxos mesmo!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo