Leia o texto a seguir.A violência autoprovocada poderá ser r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2429643 Psicologia

Leia o texto a seguir.

A violência autoprovocada poderá ser relacionada ao trabalho, dentro ou fora do ambiente laboral. Segundo Dejours e Begué (2010) a configuração de um cenário hostil seria determinante para os atos suicidas. São organizações marcadas pela solidão, por alta competitividade entre os trabalhadores, desconfiança mútua, vigilantismo, por processos individualizados de avaliação de desempenho e busca incessante de padrões de qualidade, mesmo que ao custo do sacrifício da ética e da satisfação de necessidades pessoais, com ênfase na identificação dos erros em detrimentos dos acertos e da qualidade do trabalho, onde a degradação da convivência coletiva e o sentimento de abandono e desamparo experimentado pelos trabalhadores criam todas as condições para este gesto desesperado.

Selligmann-Silva (2011) pontua que faz parte da dominação o ataque à dignidade que é utilizado a partir da humilhação como forma de “quebrar o orgulho”, “dobrar” e, deste modo, obter a sujeição dos assalariados. A submissão dá a garantia da vitória e a plenitude da dominação. A intensificação da dominação atinge a vida mental. O medo é um instrumento poderoso neste processo, assim como a sedução que se tornou uma ferramenta importante de dominação. Em tempos de recessão e desemprego, aumenta a possibilidade da ocorrência de violência e os trabalhadores são induzidos à servidão. A análise da violência relacionada ao trabalho integra a anamnese ocupacional para estabelecimento do nexo causal, como também as ações de vigilância nos locais de trabalho.

Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Saúde do trabalhador no âmbito da saúde pública: referências paraatuação da(o) psicóloga(o) [recursoeletrônico]. Brasília: CFP, 2019. Disponível em:<https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/011-Crepop-Saude-do-trabalhador-no-ambito-da-saude-publica.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2023.



Qual a importância das notificações dos casos de violência ligados ao trabalho?

Alternativas