Considerando essa situação, julgue o item que se segue, tend...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1828378 Direito Constitucional

    Durante investigação criminal, determinado policial civil realizou interceptação telefônica que captou diálogo entre dois suspeitos, o que permitiu verificar que alguns objetos do crime estariam na residência de um deles. Com base nisso, o policial dirigiu-se ao local e, sem autorização judicial ou do morador, ingressou na casa a fim de colher provas para instruir o inquérito policial. Na saída, o policial avistou o suspeito chegando ao local e o prendeu, informando-lhe, após a prisão, o seu direito constitucional de permanecer calado. No entanto, o policial não informou a prisão ao juiz competente.

Considerando essa situação, julgue o item que se segue, tendo como base os direitos e as garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF). 


Agiu equivocadamente o policial ao não comunicar ao juiz competente logo após a efetivação da prisão. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata sobre os direitos e garantias individuais, previstos no artigo 5º da Constituição Federal.

O artigo 5º da Constituição Federal apresenta os direitos e garantias individuais em um rol exemplificativo, isto é, é possível encontrar outros direitos e garantias individuais de forma esparsada pelo texto constitucional. Somado a isso, o artigo 5º, §2º, do texto constitucional menciona que os direitos e garantias expressos não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios adotados pela própria Constituição ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

Conhecer as disposições do artigo 5º é muito importante, pois em várias casos as bancas exigem a literalidade de algum ou alguns dos setenta e oito incisos dessa norma constitucional e, além disso, podem tentar confundir a pessoa ao efetuar modificações no texto. 

O art. 5º, LXII, da Constituição Federal aduz que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
Gabarito da questão: certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo.

Como observado ao final do texto associado: "No entanto, o policial não informou a prisão ao juiz competente."

CF/88:

Art. 5°, LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

Sinceramente não entendo a Cesp ,o meio certo é certo só qdo da na telha deles ,( seria autoridade policial) ou seja o delegado ,mais aí afirma ou não só o policial ,essas coisas q não entendo dessa Cesp .

a prisao será comunicada IMEDIATAMENTE AO JUÍZ

ou seja, o cara fez errado nao comunicar

Conforme a Constituição Federal:

Art. 5°, LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

Logo, como o policial não comunicou IMEDIATAMENTE a prisão, a mesma se tornou ilegal.

Fiquem atentos pois pelo CPP, o prazo pra entrega da nota de culpa é de 24 horas e o CESPE adora fazer essas confusões na parte de Processo Penal.

GABARITO: CERTO

A redação das questões do Cespe andam uma m***. Quem deve fazer a comunicação é a Autoridade Policial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo