O tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica ...
O tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica pode envolver intervenção grupal com pacientes obesos(as), por meio da técnica de entrevista motivacional (EM). No que se refere a intervenções psicológicas em grupos, julgue o próximo item.
Os tratamentos com técnicas cognitivo-comportamentais
conseguem reduzir a compulsão alimentar, mas não
contribuem para a redução de peso dos pacientes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
· Psicoterapia
· Determinados antidepressivos e medicamentos estimulantes
· Possivelmente medicamentos para redução de peso e supressores do apetite
· Possivelmente, grupos de autoajuda e programas de redução de peso convencionais
A psicoterapia interpessoal é tão eficaz quanto a terapia cognitivo-comportamental, mas também tem pouco efeito sobre o peso corporal.
Os medicamentos estimulantes (por exemplo, os utilizados para tratar o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade [TDAH]) e os inibidores seletivos de recaptação da serotonina (um tipo de antidepressivo), tais como a fluoxetina, podem ajudar a pessoa a parar de ter episódios de compulsão alimentar por um curto período e podem resultar em perda de peso.
Os medicamentos para redução do peso (por exemplo, o orlistate) ou supressores do apetite (por exemplo, o topiramato) podem ajudar com a perda de peso.
Grupos de autoajuda que seguem os princípios dos Alcoólicos Anônimos (por exemplo, os Hiperfágicos Anônimos e os Dependentes de Comida Anônimos) podem ser facilmente encontrados, mas a sua eficácia é desconhecida.
Programas comportamentais de redução de peso convencionais podem ajudar a pessoa a perder peso e a parar de ter episódios de compulsão alimentar por um curto período, mas geralmente a pessoa tende a voltar a comer compulsivamente.
É possível que seja realizada cirurgia para tratar a obesidade grave, mas os efeitos sobre a hiperfagia são desconhecidos.
GABARITO PROFESSORA: ERRADO
GABARITO BANCA: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se reduziu a compulsão, não iria consequentemente interferir na perda de peso???
Carolina, creio que não seria a perda do peso, mas sim, estagnar onde já está., até porque está comendo o mesmo… Me baseei nessa linha de pensamento. Até porque para diminuição de peso uma reeducação alimentar seria o mais ideal inicialmente.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942011000200012
Junto com a investigação da prevalência da compulsão alimentar, vêm surgindo diversos estudos de como podemos tratá-la. Em uma revisão sistemática de ensaios randomizados controlados, foram encontrados 26 estudos deste tema, incluindo tratamentos apenas com medicação, medicação mais intervenção comportamental e outros apenas com a intervenção comportamental. A força da evidência para tratamentos com medicação e intervenções comportamentais foi moderada, enquanto que para tratamento de autoajuda e outras intervenções foi fraco. Um dado importante encontrado nesta revisão sistemática foi que os tratamentos individuais ou em grupo, com técnicas cognitivas comportamentais, conseguiram reduzir a compulsão alimentar, assim como conseguiram melhorar as taxas de abstinência em até quatro meses após o tratamento. Mas, um fator negativo destes tratamentos foi de que eles não levaram à perda de peso dos sujeitos estudados (Brownley, Berkman, Sedway, Lohr & Bulik, 2007)
A banca acaba agindo de má-fé com o candidato ao suprimir dados importantes, p. ex…a TCC - por si só- não causaria diminuição no peso…uma frase retirada desse contexto prejudica a resposta e a questão deveria ser anulada.
quem já é concurseiro sabe encontrar as palavras ocultas do cespe
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo