Observe a imagem a seguir.O esquema representa a fixação de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288776 Biologia
Observe a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


O esquema representa a fixação de carbono em células do mesófilo de plantas do tipo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um esquema representando o processo de fixação de dióxido de carbono e formação de malato no período da noite, com a enzima RuBisCO no ciclo de Calvin durante o dia, pedindo o tipo de planta que é representado nessas células do mesófilo. A maioria das plantas é denominada como C3, com a fotossíntese ocorrendo no processo normal sem características específicas de fotorrespiração e utilizando a enzima RuBisCo. Elas abrem seus estômatos durante o dia e possuem baixa fotorrespiração, com temperatura ótima de 20 a 30ºC (ex. arroz, feijão, tomate, soja, trigo). As plantas chamadas de C4 utilizam a enzima PEPcase junto à RuBisCo e reduzem a fotorrespiração, separando a fixação inicial de CO2 do ciclo de Calvin, com dois processos de fixação. Abrem seus estômatos durante o dia e possuem baixa fotorrespiração, com temperatura ótima entre 30 e 45ºC (ex. cana-de-açúcar, milho, capim-arroz). As plantas da família Crassulaceae realizam um mecanismo diferente de fotossíntese, o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM). As plantas CAM possuem uma adaptação dos vegetais expostos a muita luz e escassez hídrica ao ambiente árido. Essas plantas são capazes de abrir os estômatos no período noturno e fechar no período diurno, para evitar a perda de água e de CO2. O momento de fixação do CO2 ocorre no período noturno com os estômatos abertos, utilizando a enzima PEPcase junto à RuBisCo e formando o ácido málico que é consumido durante o dia, quando os estômatos estão fechados. Exemplos de plantas CAM: cactáceas, abacaxi e espada de são Jorge. As plantas CAM são mais adaptadas para ambientes secos, evitando a perda excessiva de água. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

As plantas que realizam a fixação do carbono e abertura dos estômatos no período da noite são as plantas CAM, como o abacaxi e as cactáceas (com espinhos).

 
Fonte da imagem: site edisciplinas.usp.br



O esquema representa a fixação de carbono em células do mesófilo de plantas do tipo:


A) C4, como o milho. Incorreta.
As plantas C4 realizam a fixação de carbono de duas formas, pelas células do mesófilo e pelas células da bainha vascular, o que não é demonstrado no esquema da questão.

B) CAM, como o abacaxi. CORRETA. As plantas CAM realizam a fixação de carbono formando o malato, e abrem seus estômatos durante a noite, como mostrado no esquema da questão, e o abacaxi é um exemplo de planta tipo CAM.

C) C4, como o abacaxi. Incorreta. As plantas C4 realizam a fixação de carbono de duas formas, pelas células do mesófilo e pelas células da bainha vascular, o que não é demonstrado no esquema da questão. O abacaxi é uma planta C4.

D) CAM, como o milho. Incorreta. As plantas CAM realizam a fixação de carbono formando o malato, e abrem seus estômatos durante a noite, como mostrado no esquema da questão. Porém, o milho é um exemplo de planta C4, e não CAM.



Gabarito do Professor: B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Plantas CAM tem as reações separadas em dia e noite. Em plantas C3 a separação é fisica. Assim, elimina letra A e C.

Milho e cana são exemplos de planta que faz C3. Elimina a D.

https://pt.khanacademy.org/science/biology/photosynthesis-in-plants/photorespiration--c3-c4-cam-plants/a/c3-c4-and-cam-plants-agriculture

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo