O Senado instalou a Comissão Temporária Interna em Comemora...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2403136 História
O Senado instalou a Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador. O requerimento destacou que “(...) o movimento revolucionário de 1824 merece ser comemorado e mantido na memória coletiva da sociedade, devido às suas marcantes contribuições para os valores democráticos.”. Os líderes da Confederação do Equador, como Frei Caneca, defendiam princípios válidos até hoje, como os direitos individuais e as liberdades civis. Foi um marco na história das lutas democráticas do Brasil e na defesa de um sistema de governo descentralizado, com grande repercussão nos estados do Nordeste. 

Disponível em https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/senado-instalacomissao-dos-200-anos-da-confederacao-do-equador/41419/. Adaptado.


O movimento separatista popularizado como Confederação do Equador é um marco histórico ligado a ideias
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O movimento da Confederação do Equador, ocorrido em 1824, é lembrado por sua forte conotação com os valores democráticos e a luta por um sistema de governo mais descentralizado. A efeméride que marca os 200 anos do movimento foi reconhecida pelo Senado que instalou uma Comissão Temporária Interna para as comemorações. Esse movimento é um testemunho da história das lutas democráticas no Brasil, tendo grande impacto, especialmente, nos estados do Nordeste.

Líderes proeminentes da Confederação do Equador, a exemplo de Frei Caneca, eram defensores de princípios que permanecem relevantes até os dias atuais, como os direitos individuais e as liberdades civis. A importância desse movimento revolucionário se reflete na sua contribuição para a memória coletiva da sociedade e para a continuidade dos valores democráticos.

Quanto às alternativas sobre a natureza ideológica do movimento:

  • A - Liberais e constitucionalistas, de inspiração iluministas.
  • B - Absolutistas moderadas, em prol da monarquia constitucional.
  • C - Proto-socialistas, contrárias a todo modelo de desigualdade.
  • D - Da doutrina social da igreja, por isso a intensa participação de padres.

Fonte adaptada: Folha PE.

O gabarito correto é a alternativa A, que identifica o movimento da Confederação do Equador como alinhado aos ideais liberais e constitucionalistas, influenciado pelos pensamentos do Iluminismo, defendendo a liberdade, os direitos individuais e a criação de um sistema político que limitasse o poder central e desse mais autonomia às províncias.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quase todas as revoltas separatistas tiveram carater de pensamento iluminista

essa questão não é história do brasil?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo