A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma...
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Em relação ao Rename julgue as afirmações a seguir:
I - A cada quatro anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENAME, do respectivo FTN e dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.
II - O Ministério da Saúde é o órgão competente para dispor sobre a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT.
III -A RENAME e a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos somente poderão conter produtos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.
IV - O Ministério da Saúde poderá estabelecer regras diferenciadas de acesso a medicamentos de caráter especializado.
Estão corretas apenas as seguintes afirmações:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Corrigindo o item I: a cada dois anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENAME, do respectivo FTN e dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.
Item II, III e IV corretos.
FONTE: https://www.gov.br/pt-br/servicos/conhecer-a-relacao-de-medicamentos-essencias-do-sus
RESOLUÇÃO N.1, DE 17 DE JANEIRO DE 2012
A alternativa correta é a B - II, III e IV.
Vamos analisar cada afirmação:
- I - A cada quatro anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENAME, do respectivo FTN e dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Incorreta. A atualização da Rename não ocorre a cada quatro anos, mas sim de forma contínua, conforme a necessidade de atualização da lista de medicamentos.
- II - O Ministério da Saúde é o órgão competente para dispor sobre a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT. Correta. O Ministério da Saúde é o órgão responsável pela gestão da Rename e dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, em conformidade com as diretrizes da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
- III -A RENAME e a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos somente poderão conter produtos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Correta. A Rename e as listas complementares estaduais, distritais ou municipais devem conter apenas medicamentos com registro na ANVISA, garantindo a segurança e a qualidade dos produtos.
- IV - O Ministério da Saúde poderá estabelecer regras diferenciadas de acesso a medicamentos de caráter especializado. Correta. O Ministério da Saúde pode estabelecer regras específicas para o acesso a medicamentos de caráter especializado, considerando as necessidades e as características desses medicamentos.
Portanto, as afirmações II, III e IV estão corretas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo