No que concerne às funções dos governos e às diversas formas...
Falhas de mercado são situações em que o mercado competitivo não é capaz de, isoladamente, alcançar a eficiência econômica, o que justifica a intervenção do Estado para alocar bens e serviços de forma mais eficiente.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (21)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO.
As falhas de mercado estão intrinsecamente ligadas à função Alocativa. Elas acontecem quando o mercado, por alguma razão não é capaz de funcionar adequadamente. Essas falhas impedem que ocorra o ótimo de pareto, quer dizer, afastam os mercados da eficiência econômica.
Um exemplo disso é quando alguma empresa produz um determinado bem emitindo poluição no meio ambiente. Nesse caso, cabe ao governo atuar no sentido de regular o mercado para que a empresa geradora de tal falha seja responsabilizada, como aumentando os impostos, aplicando multas, etc.
Bons estudos.
Certo
Falhas de Mercado são a causa de ineficiência dos mercados. Em outras palavras: na presença de falhas, o mercado não consegue, sem ajuda, atingir uma situação ótima, na qual a sociedade obtém o maior nível de bem-estar possível.
As falhas podem assumir diversos tipos, dos quais são destaques nas provas: bens públicos, externalidades (positivas e negativas) e informações assimétricas (com destaque para o risco moral e a seleção adversa).
Fonte: Celso Natale (Estratégia Concursos)
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
De fato, a existência de falhas de mercado é a justificativa para a intervenção do Estado, buscando a alocação eficiente dos bens e serviços quando o mercado não alcança esse resultado sozinho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo