No âmbito do domínio conceitual para a construção de tesauro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2289248 Biblioteconomia
No âmbito do domínio conceitual para a construção de tesauros, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os resumos, os sumários e os índices de livros técnicos constituem fontes primárias de informação para determinação do universo conceitual.

( ) O processo indutivo baseado no princípio do “Endosso do Usuário” ocorre quando a obtenção da terminologia se faz por consenso de peritos no assunto.

( ) A escolha dos termos a partir da literatura permite obter, também, seus respectivos significados, atribuídos por especialistas ou peritos da área

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os tesauros e suas características são o tema desta questão.

Tesauros são linguagens documentários utilizadas para controlar o vocabulário dentro de um determinado escopo do conhecimento.

Abaixo identificamos as afirmativas com base em conhecimentos gerais do tema.

I – FALSA. As fontes citadas são fontes secundárias de informação, pois são produzidas a partir das fontes primárias.

II – FALSA. O processo baseado no endosso do usuário é o processo dedutivo. No processo indutivo as hierarquias são construídas a partir dos termos encontrados na literatura.

III – VERDADEIRA. Ao consultar a literatura especializada, os termos serão naturalmente acompanhados de suas definições escritas por especialistas da área.

Gabarito do Professor: Letra A 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A.

(F) Se pensarmos no próprio conceito de fontes primárias e secundárias, deduz-se que os resumos e sumários são fontes secundárias de informação, pois são produzidas a partir das fontes primárias (obras produzidas diretamente pelo autor.

(F) Há dois métodos para a coleta de termos e a construção de linguagens documentárias:

Processo indutivo - garantia literária - hierarquias são construídas a partir de termos coletados na literatura (Termos específicos -> categorias)

Processo dedutivo - endosso do usuário - as espécies são incluídas a partir da definição, baseada no conhecimento das classes gerais ou facetas principais. Há a consulta a especialistas no assunto para selecionar o termo que irá compor a estrutura do tesauro.

(V) Obviamente, se nós consultarmos a literatura técnica, conseguiremos ver os significados atribuídos por especialistas ou peritos na área.

Maiores conteúdos: @dribarilon.concursos --> segue lá!

Quanto às fontes para o estabelecimento do universo conceitual de uma linguagem documentária, Dodebei nos ensina que podem vir de dois tipos: as fontes primárias e as fontes secundárias.

As fontes primárias consistem em comunicações do conhecimento que estão expressas na linguagem natural. De acordo com Dodebei, os principais exemplos de fontes primárias para o estabelecimento do universo conceitual de uma linguagem documentária são os seguintes:

  • lista de pesquisas retrospectivas e perfis de interesse;
  • discussões com usuários em potencial, a fim de identificar seus interesses e determinar possíveis pesquisas, resultando numa lista de termos;
  • reunião de documentos representativos da área específica do tesauro para discussão e eleição dos termos por comitê de especialistas;
  • indexação de vários documentos feita por especialistas ou indexadores de centros de informação.

As fontes secundárias são representações sintetizadas do conhecimento. São uma interpretação estruturada em uma linguagem documentária. Os principais exemplos de fontes secundárias no estabelecimento do universo conceitual de uma linguagem documentária são os seguintes:

  • listas de descritores, esquemas de classificação, outros tesauros;
  • tratados de terminologia acerca de um campo de assunto específico;
  • enciclopédias, dicionários, glossários e similares;
  • sumários e índices de manuais e livros técnicos;
  • índices e abstracts de publicações periódicas;
  • índices de outros tipos de publicações na área.

No processo indutivo a obtenção da terminologia se faz mediante a identificação de termos prováveis, a partir do da literatura corrente, tendo como princípio básico de eleição a freqüência de ocorrência terminológica e a conseqüente incidência desses termos nas perguntas que serão feitas ao sistema de informação.

No processo dedutivo a obtenção da terminologia se faz por consenso de peritos no assunto, mediante a formação de comitês para discussão acerca dos termos que irão compor a estrutura do léxico documentário e tendo como justificativa a garantia dos produtores e utilizadores do sistema de informação.

Fonte: Estratégia concursos

indutivo- termos provaveis

dedutivo - consenso de peritos no assunto

Princípios / Métodos da coleta de termos

 

Método Dedutivo / Consensual / Gestalt / Estalactite / Commitee Aproach– A obtenção da terminologia se faz por consenso de peritos no assunto, mediante a formação de comitês para discussão acerca dos termos que irão compor a estrutura do léxico documentário e tendo como justificativa a garantia dos produtores e utilizadores do sistema de informação; daí decorre um processo de dedução das espécies a serem incluídas, a partir da definição, baseada no conhecimento, das classes gerais ou facetas principais. (Princípio: Endosso do usuário). (IBGE/CESGRANRIO 2013).

 

Método Indutivo / Empírico / Estalagmite / Analítico – A obtenção da terminologia se faz mediante a identificação de termos prováveis, a partir do exame da literatura corrente, tendo como princípio básico de eleição a frequência de ocorrência terminológica e a consequente incidência desses termos nas perguntas que serão feitas ao sistema de informações. (Princípio: Garantia literária)

(DODEBEI, 2001, p. 65).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo