Segundo Kunz, em “Transformação Didática – Pedagógica no Esp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: DIRECTA Órgão: Prefeitura de Piedade - SP
Q1197634 Educação Física
Segundo Kunz, em “Transformação Didática – Pedagógica no Esporte” a teoria instrumental, deve fornecer os elementos específicos de uma pedagogia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - crítico-emancipatória nas suas sequências e nos seus procedimentos regrados.

Vamos entender melhor o tema da questão. Esta questão aborda a obra de Elenor Kunz e a sua proposta sobre a transformação didática-pedagógica no esporte, focada na teoria instrumental. Kunz propõe que a prática pedagógica no esporte deve ir além do simples desenvolvimento de habilidades técnicas e físicas, integrando também aspectos críticos e reflexivos.

A teoria crítico-emancipatória, proposta por Kunz, busca proporcionar uma educação que não apenas ensine técnicas, mas que também promova a emancipação do indivíduo, fazendo com que ele se torne um cidadão crítico e reflexivo. Este conceito está alinhado com uma pedagogia que aplica sequências e procedimentos regrados, mas que tem como objetivo final a formação integral do aluno.

Agora, vamos justificar as alternativas:

A - crítico-moral nas suas sequências e nos seus procedimentos regrados. Esta alternativa está incorreta pois a pedagogia crítico-moral não é o foco da teoria de Kunz. Embora a moralidade seja um aspecto importante na formação do indivíduo, Kunz enfatiza a emancipação crítica.

B - crítico-emancipatória nas suas sequências e nos seus procedimentos regrados. Esta é a alternativa correta. Como mencionado, a teoria crítico-emancipatória de Kunz visa desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos através de uma pedagogia estruturada, mas com um fim emancipador.

C - crítico-sensorial nas suas sequências e nos seus procedimentos regrados. Esta alternativa também é incorreta. A abordagem sensorial não abrange todo o espectro da proposta de Kunz, que vai além do sensorial e busca a emancipação crítica.

D - crítico-normatizadora nas suas sequências e nos seus procedimentos regrados. Esta alternativa está errada porque a normatização, embora importante para a organização pedagógica, não reflete o objetivo emancipatório da teoria de Kunz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b

crítico-emancipatória nas suas sequências e nos seus procedimentos regrados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo