Julgue o item subsequente, relacionados ao tratamento contáb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963604 Contabilidade Pública
Julgue o item subsequente, relacionados ao tratamento contábil da redução a valor recuperável em ativos geradores e não geradores de caixa. 

A reversão da perda por redução ao valor recuperável tanto de um ativo gerador de caixa quanto de um ativo não gerador de caixa deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C

A reversão da perda por redução ao valor recuperável reflete o aumento no valor recuperável de serviço estimado do ativo, seja pelo seu uso ou pela sua venda, desde a data em que a entidade reconheceu a última perda por redução ao valor recuperável para esse ativo.

A perda por redução ao valor recuperável, reconhecida em períodos anteriores, deve ser revertida se, e somente se, tiver havido mudança nas estimativas utilizadas para determinar o valor recuperável de serviço do ativo desde a data em que a última perda foi reconhecida. O aumento do valor contábil do ativo, atribuível à reversão da perda por redução ao valor recuperável, não deve exceder o valor contábil que teria sido determinado (líquido de depreciação) caso nenhuma perda tivesse sido reconhecida para o ativo em períodos anteriores. A reversão da perda por redução ao valor recuperável do ativo deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período. Depois que a reversão da perda por redução ao valor recuperável for reconhecida, a despesa de depreciação para o ativo deve ser ajustada em períodos futuros para alocar o valor contábil revisado do ativo, menos o seu valor residual (se aplicável), em base sistemática ao longo de sua vida útil remanescente.

Fonte: Mcasp 9ª Ed

A reversão da perda por redução ao valor recuperável tanto de um ativo gerador de caixa quanto de um ativo não gerador de caixa deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período.

CORRETO. Item de acordo com o disposto no MCASP 9ª Edição:

13.2.1.4. Reversão da perda por redução ao valor recuperável do ativo não gerador de caixa

A entidade deve avaliar na data de encerramento das demonstrações contábeis se há alguma indicação, com base nas fontes externas e internas de informação, de que uma perda por redução ao valor recuperável reconhecida em anos anteriores deva ser reduzida (revertida) ou eliminada.

(...)

O aumento do valor contábil do ativo, atribuível à reversão da perda por redução ao valor recuperável, não deve exceder o valor contábil que teria sido determinado (líquido de depreciação) caso nenhuma perda tivesse sido reconhecida para o ativo em períodos anteriores. A reversão da perda por redução ao valor recuperável do ativo deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período

13.2.3. Reversão da perda por redução ao valor recuperável de ativo gerador de caixa

A entidade deve avaliar na data de encerramento das demonstrações contábeis se há alguma indicação, com base nas fontes externas e internas de informação, de que uma perda por redução ao valor recuperável reconhecida em anos anteriores deva ser reduzida ou eliminada.

(...)

O aumento do valor contábil do ativo gerador de caixa, atribuível à reversão da perda por redução ao valor recuperável, não deve exceder o valor contábil que teria sido determinado (líquido de depreciação) caso nenhuma perda tivesse sido reconhecida para o ativo em períodos anterioresEssa reversão da perda deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período.

Fonte Prof Luis kayanoki (TEC)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo