Em relação ao período da Guerra Fria, leia as afirmativas ab...
I. No quadro internacional, a oposição entre socialismo e capitalismo foi levada ao extremo após 1945, numa bipolarização política, ideológica e militar que afetou o mundo contemporâneo.
II. E 1947 o presidente norte americano Harry Truman afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação. Sua meta era combater o comunismo e a influência soviética.
III. O Plano Marshall, criado pela URSS, era um organismo encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus, além de afastar da supremacia norte-americana os países sob sua influência, gerando o bloco da "Cortina de Ferro."
IV. O Muro de Berlim, construído em 1961, tornou-se o símbolo da separação da Alemanha e também da Guerra Fria e a sua derrubada, em 1989, em meio ao colapso do socialismo real, tornou-se um marco do final do período da Guerra Fria.
V. A URSS teve seu processo de mudança garantido por Mikhail Gorbatchev, que lançou, em 1985, um amplo plano de transformações, sintetizado na política da Perestroika e da Glasnost.
Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário sobre as afirmativas:
I. Essa afirmativa está correta. Após 1945, o mundo de fato testemunhou uma acentuada bipolarização política, ideológica e militar, fruto da oposição entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista). Este período, conhecido como Guerra Fria, foi marcado por conflitos indiretos e uma corrida armamentista entre as duas superpotências.
II. Esta afirmativa também está correta. Em 1947, o presidente Harry Truman proferiu o que ficou conhecido como a Doutrina Truman, afirmando que os EUA apoiariam nações que resistissem às tentativas de subjugação, seja por minorias armadas ou por pressões externas, uma clara referência ao combate à expansão comunista.
III. A afirmativa contém um erro: o Plano Marshall foi, na realidade, uma iniciativa dos Estados Unidos, e não da URSS. O objetivo do plano era a reconstrução das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial, buscando evitar o avanço do comunismo e garantir mercados para os produtos americanos.
IV. Está correta. O Muro de Berlim tornou-se, de fato, um símbolo da Guerra Fria e da divisão entre o leste comunista e o oeste capitalista. Com a queda do Muro em 1989, iniciou-se o processo que culminaria no fim da Guerra Fria e na reunificação alemã.
V. Esta afirmativa também está correta. Mikhail Gorbatchev implementou uma série de reformas políticas e econômicas conhecidas como Perestroika (reestruturação) e Glasnost (transparência) na União Soviética, que, embora destinadas a fortalecer o país, acabaram por acelerar seu colapso.
Portanto, a alternativa que apresenta as proposições corretas é a B - Apenas as proposições I, II, IV e V estão corretas. O erro na proposição III sobre o Plano Marshall determina a exclusão desta afirmativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ALTERNATIVA B
Itens I, II, IV e V: CORRETOS
Item III. ERRADO: O Plano Marshall, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Fácil hein,galerinha,se errarem,voltem a estudar e Lerem...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo