A diretoria de RH de uma empresa de administração patrimonia...
Qual deve ser a recomendação do departamento de RH no sentido de maximizar a transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Nonaka e Takeuchi:
Socialização: Tácito para tácito; (experiência para outra pessoa, relacionamento entre a pessoa)
Combinação: Explícito para explícito; (por exemplo, resumo de livro)
Externalização: Tácito para explícito; (por exemplo, escrever um livro)
Internalização: Explícito para tácito.
T - T > Socialização
T - E > Externalização
E - E > CombinaçãoPela ordem das iniciais, temos SECI. Vale tudo para memorizar estes conceitos.Avante!
Socialização: Nessa etapa o conhecimento irá fluir do tácito para o tácito entre as pessoas da equipe. Incentive reuniões e brainstorming onde os profissionais possam trocar ideias, observar, praticar, imitar, enfim interagir e aprender um com o outro, através da prática.
Externalização: O conhecimento tácito caminhando por entre o explícito é outra opção que deve ser mantida dentro da equipe, por isso solicite relatórios, descrição do processo ou desenhos. Use ferramentas que permita conceituar os conhecimentos e facilitar o aprendizado, dando a oportunidade dos membros transmitirem explicações entre o grupo.
Combinação: O conhecimento que gira em torno do explícito para o explícito. O gestor deve estimular a troca de relatórios e materiais desenvolvidos, entre todos os membros da equipe. Dessa forma ele irá facilitar o compartilhamento de ideias, estimulando a troca de aprendizados e competências.
Internalização: É quando conhecimento caminha através do caminho explícito para tácito. Pode ser motivado, através de atividades simples como as sugestões de vídeos, textos ou até treinamentos elaborados pelos próprios membros da equipe sobre um determinado conhecimento necessário. Em seguida o gestor deve criar a possibilidade para que os profissionais consigam incorporar esse conhecimento, com a prática no cotidiano do que foi vivenciado, isso pode ser feito através de ações como orientações verbais ou diagramação.
http://blog.sucessoclub.com.br/conhecimento-explicito-conhecimento-tacito/#Exteriorização: tácito p/ explícito
Internalização: explícito p/ tácito
Combinação: explícito c/ explícito
Socialização: tácito c/ tácito
Para maximizar a transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito, é importante focar nas ações de externalização, conforme proposto por Nonaka e Takeuchi em seu modelo de criação do conhecimento organizacional.
O processo de criação de conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi, envolve quatro modos de conversão de conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. A externalização é o processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos, ou seja, é quando o conhecimento pessoal é expresso em termos compreensíveis para os outros.
Analisando o gráfico fornecido, observa-se que as ações de externalização foram reduzidas em relação a um "antigo nível". Portanto, para maximizar a transformação de conhecimento tácito em explícito, a recomendação mais apropriada seria:
**Alternativa A: Retomar antigo nível de ações de externalização.**
Isso significa aumentar ou reforçar as atividades que promovem a externalização do conhecimento tácito, permitindo que ele seja compartilhado e formalizado dentro da organização, beneficiando assim a aprendizagem organizacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo