Determinado paciente de 35 anos de idade esteve internado n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674169 Medicina
Determinado paciente de 35 anos de idade esteve internado na unidade de terapia intensiva (UTI) por cerca de um mês em razão de complicações da pneumonia viral, sendo que, nos primeiros 15 dias, esteve entubado em ventilação mecânica e, atualmente, encontra-se na enfermaria e foi solicitado avaliação neurológica por causa de fraqueza global. Nega patologias prévias à internação. O exame neurológico apresentava tetraparesia grave (MRC 2), hiporreflexia tetrassegmentar, atrofia muscular em membros, hipoestesia térmica, dolorosa e vibratória distais. Mostrava-se consciente, alerta, eupneico em ar ambiente e afebril. Verificaram-se AC = RC2T com BNF e AP = MVF sem RA. Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Caso o paciente apresentasse quadro de oftalmoparesia, o diagnóstico diferencial com síndrome de Guillain-Barré deveria ser investigado.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso periférico e pode levar a fraqueza muscular grave e paralisia. O quadro clínico do paciente descrito na questão apresenta fraqueza muscular grave, atrofia muscular, hiporreflexia e hipoestesia, que são características da síndrome de Guillain-Barré. Além disso, a presença de oftalmoparesia seria um sinal adicional para o diagnóstico diferencial com outras neuropatias periféricas, incluindo a síndrome de Guillain-Barré. Portanto, a afirmação é verdadeira e o diagnóstico diferencial com síndrome de Guillain-Barré deveria ser investigado nesse caso clínico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo