A presença de desdobramento de B2 durante a inspiração é um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673973 Medicina
Um paciente de 79 anos de idade comparece a consulta ambulatorial com queixa de dispneia, aos esforços impedindo as respectivas atividades habituais durante a hidroginástica, há seis meses. Ao exame físico, verificam-se FC = 90 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 96 %, presença de sopro sistólico ejetivo em foco aórtico com irradiação para base do pescoço, sem alterações na ausculta respiratória, turgência jugular ou edema de membros inferiores. Apresenta apenas dislipidemia como história médica relevante e a radiografia de tórax não revela cardiomegalia ou alterações em campos pulmonares. O eletrocardiograma demonstra sobrecarga de câmaras esquerdas. É realizado um ecocardiograma, ainda sem o resultado oficial, mas o paciente é informado de que apresenta estenose aórtica.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
A presença de desdobramento de B2 durante a inspiração é um sinal de que a estenose aórtica é anatomicamente importante.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação de que "a presença de desdobramento de B2 durante a inspiração é um sinal de que a estenose aórtica é anatomicamente importante" está errada. O desdobramento do segundo som cardíaco (B2) durante a inspiração é normal e esperado. No entanto, isso não tem relação direta com a gravidade da estenose aórtica. Esta é caracterizada por um sopro sistólico ejetivo em foco aórtico, como descrito no caso clínico, e não pelo desdobramento de B2. A estenose aórtica, que é um estreitamento da válvula aórtica, impede o fluxo sanguíneo normal do coração para a aorta e o resto do corpo. Seu diagnóstico e avaliação da gravidade são feitos principalmente através de ecocardiograma e não por meio da ausculta do desdobramento de B2.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo