Com relação ao alcoolismo, avalie as seguintes afirmativas: ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2249413 Psicologia
Com relação ao alcoolismo, avalie as seguintes afirmativas:
I. É uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos. II. Não há evidências claras de que alguns fatores genéticos aumentem o risco de contrair a doença. III. Grande parte dos acidentes de trânsito, violência doméstica, problemas no trabalho são provenientes do abuso de álcool.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Exige-se conhecimento da substância psicoativa/ alcoolismo, analisemos os itens a seguir:

 

I. CERTO. Exatamente isso, o alcoolismo é considerado uma doença crônica, ocasionando impactos para a saúde de forma integral, além de prejuízos significativos nas áreas comportamentais e socioeconômicos. Tal comentário pode ser melhor compreendido nas citações a seguir:

 

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais."

 

O trabalho de E. M. Jellinek foi emblemático nesse sentido, decretando o alcoolismo como doença sui generis. Sua causa seria fisiológica e identificável, própria a alguns indivíduos, e levaria à perda do controle volitivo e comportamental frente ao álcool inevitavelmente a partir do primeiro gole. Nessa formulação, o "alcoolismo como doença", a patologia seria grave, progressiva, constituída de fases bem delimitadas e a única solução seria a abstinência definitiva.

 

II. ERRADO. Existe sim evidências científicas e casos clínicos de fatores genéticos associados ao risco de maior probabilidade do alcoolismo, quando se tem familiares este risco tem um número maior de ocorrer a dependência.

 

III.CERTO. O consumo excessivo do álcool pode trazer impactos sociais também e riscos à saúde como o caso de acidentes de trânsito com elevados dados estatísticos de acidentes automobilísticos em muitos jovens e outras faixas etárias, além de Violência doméstica, problemas no trabalho como absenteísmo são algumas das diversas problemáticas ocasionadas pelo abuso do álcool.

 

O consumo de bebidas alcoólicas pode ser apontado como um dos principais fatores responsáveis pela alta incidência dos acidentes com vítimas. De uma maneira geral, em vários países, costuma-se considerar que entre metade e um quarto dos acidentes com vítimas fatais estão associados ao uso do álcool6.

 

Podemos correlacionar violência e uso de álcool na seguinte citação de um artigo sobre a temática:

 

Também o uso abusivo de álcool e outras drogas se configuram como uma questão de saúde pública, pois agregam problemas de ordem física, psíquica, familiar, social, econômica e laboral. Isto foi evidenciado em uma pesquisa de âmbito nacional sobre o padrão de consumo de álcool na população brasileira na qual 25% dos entrevistados disseram que o(a) companheiro(a) com quem morou ficou irritado(a) com a bebedeira, enquanto 12% disseram ter iniciado discussão ou briga com o parceiro quando bebiam. É fato que, em nosso contexto, as mulheres em situação de violência são agredidas, situações essas advindas, inclusive, dos problemas decorrentes do abuso de álcool.

 


A)ERRADO. Apenas I e III estão corretas.  

 

B) ERRADO. Apenas I e III estão corretas.  

 
C) ERRADO. Apenas I e III estão corretas.  


D)CERTO. Apenas I e III estão corretas.


E)ERRADO. A II está incorreta e apenas I e III estão corretas.


Fonte:

ABREU, A.M.M; LIMA. J.M.B O impacto do álcool na mortalidade em acidentes de trânsito: uma questão de saúde pública. Escola Anna Nery, v. 10, p. 87-94, 2006.

 

SOUZA, L.G.S; MENANDRO, M.C.S; MENANDRO, P.R.M O alcoolismo, suas causas e tratamento nas representações sociais de profissionais de Saúde da Família. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25, p. 1335-1360, 2015.

 

VIEIRA, L.B et al. Abuso de álcool e drogas e violência contra as mulheres: denúncias de vividos. Revista brasileira de enfermagem, v. 67, p. 366-372, 2014.

 

Gabarito da professora: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. 
  •  Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.
  • Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalhosão provenientes do abuso de álcool.

Gab D

  •  Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.

Não há evidências claras de que alguns fatores genéticos aumentem o risco de contrair a doença. (HÁ SIM!!!)

Item D CORRETA

O padrão desadaptativo de consumo, que constitui o abuso de álcool, pode começar com um desejo de alcançar um estado de sentir-se embriagado. Alguns etilistas que acham essa sensação recompensadora focam, então, em alcançar repetidamente esse estado. Muitos daqueles que abusam de álcool cronicamente apresentam certos traços de personalidade: sentimentos de isolamento, solidão, timidez, depressão, dependência e hostilidade e impulsividade autodestrutiva.

Fatores da sociedade — atitudes transmitidas pela cultura ou da educação infantil — afetam os padrões de consumo e o comportamento subsequente. O alcoolismo pode ocorrer com qualquer um, independente de idade, sexo, história, etnia ou situação social. Portanto, os médicos devem rastrear problemas com álcool em todos os pacientes.

Considera-se que de 45 a 65% da variância do risco seja decorrente de fatores genéticos. A incidência do alcoolismo é maior em filhos biológicos de pessoas com problemas com álcool do que em filhos adotivos em uma dada família (e também é maior do que na população geral). Há evidências de predisposição genética ou bioquímica, incluindo dados que sugerem que algumas pessoas que desenvolvem alcoolismo são menos facilmente intoxicadas (isto é, elas apresentam limiar mais alto para efeitos no sistema nervoso central).

Em geral, os pacientes com alcoolismo experimentam consequências sociais graves. A intoxicação frequente é óbvia e destrutiva; ela interfere na capacidade de se socializar e trabalhar. Lesões são comuns. Por fim, podem resultar em relacionamentos frustrados e perda de empregos em decorrência do absenteísmo.

Pessoas podem ser presas em razão dos comportamentos relacionados ao álcool ou serem detidas por dirigirem intoxicadas, muitas vezes perdendo o privilégio de dirigir por infrações repetidas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo