Com relação a esse caso clínico e considerando os conhecimen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674188 Medicina
Uma paciente de 32 anos de idade, com 68 kg, previamente hígida e em uso regular de contraceptivo oral combinado, procura atendimento no pronto-socorro com quadro de cefaleia não localizada, iniciada há quatro dias, contínua, progressiva e sem fotofonofobia associadas. No momento, relata dor de intensidade 8 (escala visual da dor), refratária ao paracetamol e dipirona. Nega outras queixas e alergias. Ao exame físico, observaram-se AC = RC2T com BNF; FC = 96 bpm; AP = MVF sem RA; FR = 16 irpm; PA = 160 mmHg x 80 mmHg; e SatO2 = 98%. O exame neurológico mostra-se normal. É realizada tomográfica computadorizada (TC) de crânio (sem contraste) com urgência, que evidencia uma hiperdensidade espontânea em topografia do seio sagital superior, que se encontra um pouco aumentado de tamanho, e em veia cortical adjacente a ele, à esquerda. 
Com relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Espera-se que, em caso de realização de ressonância nessa paciente, seja apresentada uma hipointensidade do seio em relação ao córtex em T2WI e FLAIR.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

Tema Central da Questão: A questão aborda uma situação clínica de uma paciente com cefaleia intensa e persistente, levando a uma investigação diagnóstica com foco em alterações vasculares cerebrais. A imagem fornecida pela tomografia sugere uma trombose venosa cerebral, especificamente no seio sagital superior, que é uma emergência neurológica. O conhecimento sobre a interpretação de exames de imagem, como a ressonância magnética (RM), é essencial para resolver a questão.

Justificativa para a Alternativa Correta:

Em casos de trombose venosa cerebral, a ressonância magnética é utilizada para confirmar o diagnóstico sugerido pela tomografia. Na ressonância, em sequências como T2WI (T2-Weighted Imaging) e FLAIR (Fluid Attenuated Inversion Recovery), é comum observar uma hipointensidade (área mais escura) no seio venoso trombosado em comparação ao córtex cerebral. Isso ocorre porque o trombo altera as características de sinal do sangue dentro do seio.

Por que a Resposta Certa é "C": A descrição de hipointensidade na ressonância magnética em relação ao córtex é típica de trombose venosa no estágio subagudo, reforçando que a afirmação é correta.

Análise da Alternativa Incorreta:

Se a questão apresentasse outra alternativa como "E - errado", seria necessário evidenciar que a descrição não corresponde ao que se espera encontrar em exames de RM de casos de trombose venosa cerebral. Por exemplo, se fosse indicada hipersinal (aumento de intensidade) em T2WI, sugeriria edema ou outra condição, não sendo apropriado para indicar trombose sem mais detalhes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é correta. O caso clínico apresentado sugere um diagnóstico de trombose venosa cerebral (TVC), uma condição na qual um coágulo de sangue forma-se nas veias drenantes do cérebro. A paciente é uma mulher jovem, em uso de contraceptivo oral (fator de risco para TVC), com um quadro de cefaleia progressiva refratária a analgésicos e hipertensão. A tomografia computadorizada de crânio revelou hiperdensidade espontânea no seio sagital superior, o que é consistente com o diagnóstico de TVC. A Ressonância Magnética (RM) é uma ferramenta útil para confirmar o diagnóstico de TVC e visualizar o trombo. O trombo geralmente aparece como uma hipointensidade (área mais escura) no seio em relação ao córtex nas imagens T2WI (T2 Weighted Image) e FLAIR (Fluid Attenuated Inversion Recovery) da RM. Portanto, se esta paciente tivesse uma ressonância magnética, espera-se que seja apresentada uma hipointensidade do seio em relação ao córtex nestas sequências.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo