As primeiras iniciativas de informatização nas bibliot...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - CDS/ISIS.
Vamos explorar o contexto da questão. A informatização das bibliotecas brasileiras começou a ganhar impulso com o avanço da tecnologia e a necessidade de automação de processos. A compreensão desse tema é essencial para quem estuda Biblioteconomia, pois envolve a história e a evolução dos sistemas de gerenciamento de bibliotecas.
CDS/ISIS é um software desenvolvido pela UNESCO na década de 1970 e foi amplamente adotado no Brasil a partir dos anos 1980. Ele foi uma das primeiras ferramentas utilizadas para automação em bibliotecas, facilitando a catalogação e gerenciamento de acervos de maneira mais eficaz e organizada.
Agora, analisemos as alternativas incorretas:
A - Virtua: Este é um sistema mais moderno para a gestão de bibliotecas, parte da família dos softwares VTLS. Ele chegou ao Brasil de forma mais significativa nos anos 2000, bem após a introdução do CDS/ISIS.
B - Aleph: Desenvolvido pela Ex Libris, o software Aleph também é uma solução mais recente comparado ao CDS/ISIS. Ele é bastante usado em instituições acadêmicas, mas não foi uma das primeiras ferramentas de automação no Brasil.
D - VTLS: O VTLS (Virginia Tech Library System) é um sistema integrado de bibliotecas que surgiu nos anos 1980, mas sua adoção no Brasil foi posterior ao CDS/ISIS, não sendo, portanto, uma das primeiras iniciativas de informatização no país.
Compreender esses aspectos históricos e de evolução tecnológica ajuda a entender como as bibliotecas se transformaram e adaptaram ao longo do tempo com o uso de sistemas de automação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa C.
O Professor Fernando Modesto (2006) resume a importância que o ISIS teve no Brasil: “A história dos sistemas para automação de bibliotecas não pode ser contada sem abrir um amplo espaço ao CDS/ISIS (Computarized Documentation System / Integrated Set for Information System), popularmente conhecido como MicroISIS (versões MS/DOS) e Winisis (versões MS/Windows). O sistema promovido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para apoiar projetos de informatização de bibliotecas nos países em desenvolvimento tem, certamente, impactos significativos nestes sistemas de informação.” (p. 20)
Fonte:
VIANA, Michelângelo Mazzardo Marques. Uma breve história da automação de bibliotecas universitárias no Brasil e algumas perspectivas futuras.
https://www.brapci.inf.br/?q=automacao+em+bibliotecas+universitarias&type=1&year_s=1972&year_e=2020
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo