Com base apenas nos dados descritos no caso clínico, é corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673991 Medicina
Um paciente de 70 anos de idade, sexo masculino, previamente hipertenso e sem outras comorbidades, busca atendimento em consulta cardiológica, pois pegou emprestado do filho um relógio do tipo smartwatch, que o alertou acerca de irregularidade do respectivo ritmo cardíaco em alguns momentos do dia. Logo antes da consulta, realizou eletrocardiograma que demonstrou um ritmo de fibrilação atrial.


A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Com base apenas nos dados descritos no caso clínico, é correto indicar anticoagulação de longo prazo para o paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que trata de um caso clínico envolvendo fibrilação atrial e a indicação de anticoagulação de longo prazo.

A alternativa correta é: C - certo.

Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos discutir alguns conceitos fundamentais sobre a fibrilação atrial e o uso de anticoagulantes.

Fibrilação Atrial: é uma arritmia comum, especialmente em idosos, que leva ao batimento irregular e frequentemente rápido dos átrios do coração. Essa condição pode aumentar significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC), devido à formação de coágulos sanguíneos nos átrios mal esvaziados.

Anticoagulação: Para decidir sobre o uso de anticoagulação, é importante avaliar o risco de AVC do paciente. Isso é frequentemente feito usando o escore CHA2DS2-VASc, que considera fatores como idade, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes, entre outros.

No caso apresentado, o paciente tem 70 anos e é hipertenso. Pelo escore CHA2DS2-VASc, ele já possui uma pontuação de pelo menos 2 (1 ponto para hipertensão e 1 ponto para idade entre 65 e 74 anos). Em homens, uma pontuação de 2 ou mais justifica a indicação de anticoagulação para prevenir o AVC.

Portanto, a indicação de anticoagulação de longo prazo é apropriada, devido ao risco aumentado de AVC associado à fibrilação atrial e aos fatores de risco do paciente.

Agora, vamos revisar a alternativa incorreta:

E - errado: Esta alternativa está incorreta porque desconsidera a avaliação de risco de AVC associada ao caso clínico. A não indicação de anticoagulação em um paciente com esse perfil (idade e hipertensão) não estaria de acordo com as diretrizes clínicas vigentes.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. É importante lembrar da relevância do uso do escore CHA2DS2-VASc na prática clínica para tomar decisões informadas sobre anticoagulação na fibrilação atrial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é correta. O paciente de 70 anos com hipertensão e fibrilação atrial, detectada por um smartwatch e confirmada por um eletrocardiograma, atende aos critérios para a anticoagulação de longo prazo. A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca que aumenta o risco de tromboembolismo, podendo resultar em eventos como um acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, a anticoagulação é recomendada para prevenir esses eventos. Em pacientes com fibrilação atrial, a decisão de iniciar a anticoagulação leva em consideração vários fatores, incluindo idade, presença de outras condições médicas e risco de sangramento. No caso desse paciente, a idade e a presença de hipertensão justificam a indicação de anticoagulação de longo prazo, mesmo sem outras comorbidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo