Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674189 Medicina

Um paciente de 46 anos de idade, com 82 kg, procura atendimento de urgência por causa de lombociatalgia à esquerda, iniciada pela manhã após esforço físico (o paciente é trabalhador braçal). Relata dificuldade para deambular desde então, principalmente em razão de dor em perna e  calcâneo esquerdos. Nega alteração de sensibilidade ou de controle de esfíncteres. Relata lombalgia crônica, porém nega episódios de crises como o atual. Nega outras queixas e alergias. Ao exame neurológico, verificaram-se motricidade, sensibilidade e reflexos aparentemente preservados – limitação da mobilização em MIE pelo quadro álgico, Lasegue positivo a 15 graus à esquerda. O paciente refere dor discreta à palpação da musculatura paravertebral e realizou a ressonância magnética (RM) da coluna lombossacra, conforme se observa na imagem.

Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Trata-se de uma urgência neurocirúrgica em razão do quadro clínico agudo. O tratamento cirúrgico é mandatório nesses casos, com risco de sequela neurológica.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada. O quadro descrito se refere a um episódio de lombociatalgia, que é uma dor na região lombar que se irradia para a perna, geralmente como resultado de uma hérnia de disco, como parece ser o caso do paciente em questão. No entanto, não é considerado uma urgência neurocirúrgica. Embora a dor seja intensa e cause bastante desconforto, na maioria dos casos, o tratamento inicial é conservador, envolvendo repouso, medicação para a dor e, possivelmente, fisioterapia. A cirurgia geralmente só é considerada se o tratamento conservador não for eficaz, se a dor for muito severa, ou se houver sinais de uma condição mais séria, como perda de controle dos esfíncteres ou alteração de sensibilidade, que não estão presentes neste caso. Além disso, a afirmação de que o tratamento cirúrgico é mandatório e que há risco de sequela neurológica é exagerada e não é apoiada pela literatura médica atual.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo