Entre as drogas disponíveis no Brasil, a propafenona ou o s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673993 Medicina
Um paciente de 70 anos de idade, sexo masculino, previamente hipertenso e sem outras comorbidades, busca atendimento em consulta cardiológica, pois pegou emprestado do filho um relógio do tipo smartwatch, que o alertou acerca de irregularidade do respectivo ritmo cardíaco em alguns momentos do dia. Logo antes da consulta, realizou eletrocardiograma que demonstrou um ritmo de fibrilação atrial.


A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Entre as drogas disponíveis no Brasil, a propafenona ou o sotalol seriam opções mais adequadas para uma estratégia de controle de ritmo desse paciente, independentemente de outros exames complementares.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para essa questão é falsa. Em relação à escolha da droga para controle de ritmo em pacientes com fibrilação atrial, é preciso considerar várias variáveis, incluindo a presença de comorbidades, a idade do paciente e os resultados de exames complementares. No caso do paciente descrito na questão, que é idoso e hipertenso, o uso de propafenona ou sotalol não seria a opção mais adequada. Ambas as drogas têm efeitos colaterais potenciais significativos, incluindo a indução de arritmias ventriculares potencialmente fatais. O uso desses medicamentos deve ser considerado somente após uma avaliação cuidadosa de risco-benefício e outros exames complementares, como o ecocardiograma, para avaliar o risco de efeitos adversos. Portanto, a assertiva de que essas drogas seriam a opção mais adequada independentemente de outros exames complementares é incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo