Ao longe é possível observar certa organização de um pequeno...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372049 Pedagogia
Ao longe é possível observar certa organização de um pequeno grupo de meninas frequentadoras de uma escola de educação infantil. Conversas e combinados expunham uma lógica aparentemente incompreensível aos olhares daqueles que passavam ao redor. A manhã estava mais quente e as blusas de inverno com as quais as crianças vieram para a escola já não seriam necessárias. Tiradas uma a uma e de modo vagaroso, como num lento balé envolvendo tecido e mãos infantis, iam ganhando outra forma: eram transformadas em bonecas criadas com blusas, parecendo verdadeiros bebês. Tal como dobraduras japonesas feitas com papel elas adquiriam formato que permitia às crianças segurarem com firmeza, brincarem, alimentarem “de mentirinha”, ninar os bebês rica e criativamente criados. Esse ato criativo por parte das crianças envolvidas evidenciava uma rica e complexa capacidade de construir culturas e a si mesmas dentro do grupo. A cena descrita poderia ser vista cotidianamente em creches e pré-escolas brasileiras, sofrendo alterações a depender da região geográfica em que estão situadas. Contudo, algo aconteceu. Muito rapidamente a professora chamou a todas para o retorno à sala de aula parando bruscamente a brincadeira que tivera início entre as crianças desconsiderando o que estava acontecendo no grupo infantil. A atitude da professora demonstra uma concepção
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a A, que destaca uma abordagem adultocentrada de criança e infância. Isso significa que há uma predominância da perspectiva do adulto sobre as atividades e interações, onde se considera pouco ou nada os atos e expressões próprias das crianças. A professora, ao interromper a brincadeira criativa das crianças para retomar as atividades previamente estabelecidas por ela, demonstra uma postura que desvaloriza a capacidade das crianças de contribuir com sugestões e participar ativamente na construção do conhecimento e cultura no ambiente escolar. Concentra-se unicamente nas atividades propostas por ela, negligenciando as vozes e iniciativas infantis.

As outras alternativas falham ao sugerir que as crianças não são capazes de criar e inventar (B), ao desconsiderar a relevância das atividades não planejadas pelos professores (C), ao classificar a imaginação infantil como desviante da proposta educacional da escola (D), ou ao subestimar a capacidade das crianças de resolver problemas e criar brincadeiras de forma autônoma (E).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo