Entender o professor como um facilitador do aprendizado está...
Esta perspectiva está baseada na teoria da aprendizagem de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Vygotsky.
O conceito abordado na questão refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é um dos pilares da teoria sociocultural da aprendizagem proposta por Lev Vygotsky. Esse conceito descreve a diferença entre o que uma criança pode realizar sozinha (desenvolvimento real) e o que ela pode alcançar com a ajuda de alguém mais experiente ou competente (desenvolvimento potencial).
De acordo com Vygotsky, o aprendizado acontece nessa zona, onde o educando está pronto para se desenvolver cognitivamente, mas precisa da "mediação" de um indivíduo mais experiente, como um professor ou um colega mais avançado. O papel desse mediador é fornecer o suporte necessário, por meio de orientações, perguntas direcionadas, exemplos e feedback, para que o aluno possa internalizar o conhecimento e as habilidades e, eventualmente, executá-las de forma independente.
A alternativa correta é a letra E, pois é Vygotsky quem introduziu a ideia da Zona de Desenvolvimento Proximal e a concepção de que o professor age como um facilitador da aprendizagem, fornecendo apoio estruturado para que os alunos possam desenvolver suas habilidades cognitivas além do nível atual de desenvolvimento independente.
As outras alternativas são incorretas porque:
- A - Skinner: é conhecido pelo behaviorismo e o condicionamento operante, focando no uso de reforços e punições para moldar o comportamento.
- B - Piaget: é o criador da teoria do desenvolvimento cognitivo que se baseia nas fases de desenvolvimento autoconstruído e não enfatiza tanto o papel social no aprendizado.
- C - Bruner: propôs a teoria da instrução, que enfatiza o papel da estrutura na aprendizagem e a descoberta guiada, mas não a ZDP.
- D - Ausubel: é conhecido pela aprendizagem significativa e a teoria da assimilação, destacando a importância do conhecimento prévio na aprendizagem de novos conceitos.
Ao entender o papel do professor como facilitador em um contexto vygotskiano, os alunos podem perceber a importância da interação social e do diálogo no processo de construção do conhecimento, o que é fundamental para quem busca se preparar para concursos na área da educação, em particular, no aspecto psicológico da aprendizagem.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Skinner: propõe a análise experimental do comportamento. Teoria conhecida como behaviorismo: todo comportamento é fruto de um condicionamento, portanto, não existem habilidades inatas no organismo. O professor se apresenta como um elo entre a verdade cientifica e o aluno.
Piaget: o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo. O professor assume o papel apenas de instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação.
Bruner: acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. A teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de teoria da descoberta. Bruner é construtivista, assim como Piaget, porem difere desse, pois, acredita que a aprendizagem é um processo que se dá internamente.
Ausubel: propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Teoria da aprendizagem significativa. O papel do professor é trabalhar novas ideias, levando em consideração os conceitos prefixados dos alunos, também chamados por Ausubel de ‘conceitos-âncora’.
Vygotsky: a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções. “A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, funções que amadurecerão mais cedo ou mais tarde, mas que atualmente estão em estado embrionário" (VYGOTSKY, 1978).
# Zona de desenvolvimento Proximal - Vygotsky
➡️1. Entender o professor como um facilitador do aprendizado está em consonância com o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
- Trata-se do intervalo entre aquilo que o aluno consegue fazer de maneira autônoma e aquilo que ele consegue fazer apenas com o suporte de um outro mais experiente.
➡️2. O professor deve identificar esse intervalo e oferecer o estímulo adequado para o desenvolvimento cognitivo real do aluno.
Esta perspectiva está baseada na teoria da aprendizagem de:
R-
Vygotsky
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo